Topo

Gorro, em versão curta, vai além dos looks de inverno e vira peça-desejo

A marca Supreme investe na tendência do gorro marinheiro, assim como grifes de luxo como a Gucci e Louis Vuitton - Reprodução/Pinterest
A marca Supreme investe na tendência do gorro marinheiro, assim como grifes de luxo como a Gucci e Louis Vuitton Imagem: Reprodução/Pinterest

Ana Rodrigues

Colaboração para Nossa

04/04/2020 04h00

O gorro deixou os tempos de acessório estritamente funcional para trás e virou peça de estilo para a galera descolada. Com a chegada dos dias mais amenos, o item, que já conquistou aficionados por moda europeia, deve ajudar o compor o look de brasileiros no inverno 2020.

O modelo de gorro mais curtinho, com as bordas dobradas, é chamado, de acordo com o consultor de imagem e estilo Gauss Damascena, de watch cap ou marinheiro. "É um clássico e faz parte do guarda-roupa masculino desde a Segunda Guerra Mundial, já que ele era muito usado pelos tripulantes de navios", fala para o Nossa.

Gorro masculino - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Gorro marinheiro deve marcar presença nos looks masculinos no inverno
Imagem: Reprodução/Pinterest

Gorro marinheiro - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Moda streewear já abraçou o acessório, principalmente entre o público mais jovem
Imagem: Reprodução/Pinterest

Por mais que seja um clássico, o estilo perdeu espaço para a touca oversized - que não saía da cabeça de David Beckham.

Mas, como tudo na moda, o que vai uma hora volta: o gorro caiu no gosto de poderosa galera do streetwear. "Eles têm essa liberdade e conquistaram muita força no mercado da moda. Tanto que a Supreme se tornou uma grande referência para os jovens e até para outras grifes de luxo como Louis Vuitton e Gucci", diz Gauss Damascena.

Como usar

Mais enxuto, o gorro marinheiro mal cobre as orelhas e não fica restrito apenas às combinações de inverno. "Como ele tem uma modelagem mais curta, não é estranho ver uma pessoa usando-o com calça jeans e camiseta", diz o consultor de moda. "Ele é muito versátil e democrático, a melhor forma de combinar com o look é primeiro saber identificar o seu estilo."

O interessante, segundo Gauss, é usar as cores como aliadas. "Se o homem é mais clássico, o melhor é optar por cores neutras: os cinzas, marinho, os cáquis e o verde militar", fala o especialista.

"Se o cara tem um estilo mais casual e despojado, pode ousar em cores mais fortes, como os caramelos, terracota e tentar dialogar o acessório com as demais peças que está vestindo".

O consultor lembra que, caso você não goste de suas orelhas, o melhor é não aderir ao gorro marinheiro. "Porque a peça evidencia essa parte do corpo." De resto, é só deixar o seu senso estético te deixar levar.