Topo

República Dominicana derruba restrições para os viajantes do Brasil

Testes aleatórios para detecção rápida da covid-19 a todos os passageiros que chegam à República Dominicana estão mantidos - Getty Images
Testes aleatórios para detecção rápida da covid-19 a todos os passageiros que chegam à República Dominicana estão mantidos Imagem: Getty Images

03/06/2021 09h18

A República Dominicana informou nesta quarta-feira que os passageiros do Reino Unido e do Brasil não terão mais que apresentar testes negativos para a Covid-19, uma medida que só permaneceu em vigor por cinco dias.

A Junta de Aviação Civil (JAC) afirmou em comunicado que no caso do Reino Unido a decisão foi tomada porque 75% de sua população adulta já recebeu uma primeira dose da vacina contra o coronavírus, enquanto 49,5% desse segmento populacional foi totalmente imunizado.

Quanto ao Brasil, os resultados de um plano de vacinação implementado em um município não revelado do país foram tomados como referência, através do qual as mortes por coronavírus diminuíram 95% após a aplicação da CoronaVac.

As restrições, no entanto, permanecem em vigor para os viajantes da África do Sul e agora são acrescentadas aos que visitam o país procedentes da Índia, devido, segundo as autoridades, ao surto de novas variantes do SARS-CoV-2.

Os passageiros que chegam da África do Sul e da Índia devem apresentar um teste negativo, feito no máximo 72 horas antes do desembarque, incluindo os viajantes desses países que chegam à República Dominicana de um terceiro território. "Esta medida não se aplica a passageiros em trânsito ou menores de idade", ressaltou a agência dominicana.

O JAC afirmou que os testes aleatórios para detecção rápida da covid-19 a todos os passageiros que chegam à República Dominicana estão mantidos.

"Serão isentos do teste aleatório os passageiros que apresentarem carteira de vacinação ou teste PCR negativo, dentro de 72 horas antes da chegada à República Dominicana", especifica o documento.

O Conselho de Aviação Civil informou no último fim de semana que as restrições relativas ao Reino Unido serão implementadas por apenas cinco dias, enquanto que para o Brasil e a África do Sul as medidas chegariam a 30 dias. A Índia não estava incluída.