Topo

8 lugares na América Latina em lista de 100 imperdíveis da revista Time

Conhecido de muitos brasileiros, o Salar de Uyuni na Bolívia é um local importante para o turismo na região. - Getty Images
Conhecido de muitos brasileiros, o Salar de Uyuni na Bolívia é um local importante para o turismo na região. Imagem: Getty Images

Redação - BBC News Mundo

24/07/2021 10h21

Do México à Patagônia, publicação norte-americana destaca vários destinos da região em sua lista anual - o Brasil não aparece entre recomendações

A cidade mexicana de La Paz (não confunda com a capital da Bolívia) e o Parque Nacional da Patagônia, no Chile, estão separados por quase 9.000 quilômetros, climas diferentes e mais de 800 metros de altitude média.

Mas esses dois lugares da América Latina têm algo novo em comum: eles aparecem na lista dos 100 "melhores lugares do mundo" a se explorar em 2021, segundo ranking produzido pela revista americana Time.

No total, a publicação recomenda oito destinos latino-americanos, em uma lista que inclui desde lugares turísticos clássicos, como as cidades de Paris ou Nova York, até pontos mais remotos, como a cidade de Nuuk, na Groenlândia, ou o norte de Goa, na Índia.

Nenhum ponto turístico brasileiro aparece na seleção.

A revista explicou que, para elaborar sua terceira lista anual do tipo, solicitou indicações de seus correspondentes em diferentes regiões, "com um olhar voltado para aquelas que ofereçam experiências novas e emocionantes".

A seguir, veja uma lista em ordem alfabética dos destinos latino-americanos selecionados para se visitar quando for seguro fazê-lo em tempos de pandemia.

1. Costa Rica

O país da América Central, com suas praias, vulcões, bosques e florestas tropicais, é um destino comum para turistas norte-americanos.

As praias da Costa Rica atraem turistas do mundo inteiro - Getty Images - Getty Images
As praias da Costa Rica atraem turistas do mundo inteiro
Imagem: Getty Images

O que a Time destacou desta vez sobre a Costa Rica foram os esforços de preservação ambiental do país, que levaram 53% de seu território a ser atualmente coberto por florestas após décadas de desmatamento.

Hoje, quase toda (98%) a energia no país vem de fontes renováveis.

2. José Ignacio, Uruguai

Localizada na costa atlântica, a poucos quilômetros de Punta del Este, principal destino turístico do Uruguai, José Ignacio é uma antiga vila de pescadores que nos últimos tempos se transformou com a chegada de visitantes e investimentos.

A revista americana aponta opções de hospedagem, bares e restaurantes nas dunas da praia.

3. La Paz, México

La Paz, capital do estado mexicano de Baja California Sur, é menos famosa que outros destinos turísticos no mesmo país.

A cidade mexicana de La Paz é outro dos lugares recomendados na América Latina - Getty Images - Getty Images
A cidade mexicana de La Paz é outro dos lugares recomendados na América Latina
Imagem: Getty Images

Mas o calçadão à beira mar, a rica vida marinha e a vizinha ilha desabitada de Espiritu Santo valeram a classificação da Time como um lugar diferente para se visitar.

4. Mendoza, Argentina

A província argentina de Mendoza é internacionalmente conhecida pela produção de vinho, chave de sua economia.

Porém, além de lugares para se degustar vinhos diversos, a revista americana aponta alguns pontos gastronômicos desse lugar da América do Sul situado na cordilheira dos Andes.

5. Parque Nacional da Patagônia, Chile

Criado oficialmente há menos de três anos em antigas reservas chilenas, o Parque Nacional da Patagônia já é um ponto de forte atração turística no sul do continente americano.

Os guanacos, 'primos das lhamas', fazem parte da fauna do Parque Nacional da Patagônia - Getty Images - Getty Images
Os guanacos, 'primos das lhamas', fazem parte da fauna do Parque Nacional da Patagônia
Imagem: Getty Images

A Time destacou sua fauna de condores, guanacos, pumas e veados, mas também o fato de que desde setembro a energia utilizada pelo parque é 100% renovável.

6. Puerto Escondido, México

Antigo ponto de encontro de surfistas que buscam surfar nas ondas do Pacífico, a cidade de Puerto Escondido ganhou destaque na lista da Time por abrigar a Feira Mexicana de Design, que atraiu criadores, curadores e colecionadores, além de seus novos hotéis, restaurantes e bares.

7. Quito, Equador

Fundada há 487 anos, a 2.850 metros de altitude, Quito sempre surpreendeu os visitantes com seus prédios da escola de arte barroca que a tornaram uma das primeiras cidades do mundo a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1978.

Quito foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO há 43 anos - Getty Images - Getty Images
Quito foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO há 43 anos
Imagem: Getty Images

Entre os "novos motivos" para visitar a capital equatoriana, a Time destaca alguns pontos gastronômicos e de hospedagem, além de ser um ponto de partida para explorar vulcões, fontes termais e parques nacionais próximos.

8. Salar de Uyuni, Bolívia

Localizado no sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni se estende por mais de 10.500 quilômetros quadrados a uma altitude de 3.656 metros. Possui uma importante reserva de lítio e sua paisagem monocromática torna o lugar um ímã para visitantes de todo o mundo.

A Time explica que entre dezembro e abril um efeito de espelho é criado no local com o encontro da água da chuva e a superfície salgada, fazendo com que o céu se reflita no horizonte.