Topo

Carnaval de Veneza tem máscaras e fantasias contra guerra

Carnaval de Veneza, na Itália - REUTERS/Manuel Silvestri
Carnaval de Veneza, na Itália Imagem: REUTERS/Manuel Silvestri

28/02/2022 12h12

No último fim de semana da edição de 2022 do tradicional Carnaval de Veneza, na Itália, o megaevento recebeu quase 200 mil pessoas. Um dos destaques da celebração foi a presença de máscaras e fantasias contra a guerra na Ucrânia.

No sábado (26), por volta de 100 mil pessoas visitaram o município italiano, sendo que pelo menos um terço das pessoas já estava em Veneza desde a noite da última sexta-feira (25).

De acordo com os organizadores, 53 mil indivíduos eram estrangeiros, principalmente da França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Áustria.

Já ao longo do domingo (27), Veneza registrou a participação de cerca de 93 mil pessoas, entre elas 43 mil estrangeiros de 152 nações diferentes.

Mulher protesta contra a invasão russa na Ucrânia, no Carnaval de Veneza, na Itália - REUTERS/Manuel Silvestri  - REUTERS/Manuel Silvestri
Mulher protesta contra a invasão russa na Ucrânia, no Carnaval de Veneza, na Itália
Imagem: REUTERS/Manuel Silvestri

Ao longo do final de semana, foi possível ver diversos participantes usando máscaras e fantasias pedindo o fim da guerra na Ucrânia. Além dos pedidos por paz, vários acessórios relembraram as tradições venezianas.

O centro histórico de Veneza também recebeu diversos espetáculos ao ar livre, que animaram o público presente no evento. Os artistas de rua se apresentaram em becos e praças com shows de música, mágica, teatro e malabarismo.