Topo

Rússia reage a sanções e fecha espaço aéreo para 36 países

Aviões no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou (Rússia) - Yuri KADOBNOV / AFP
Aviões no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou (Rússia) Imagem: Yuri KADOBNOV / AFP

De Nossa, com agências*

28/02/2022 10h37Atualizada em 28/02/2022 15h31

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (28) o fechamento de seu espaço aéreo para aviões de 36 países como resposta à medida adotada por essas nações no fim de semana.

"Em resposta à proibição, por parte dos Estados europeus, de voos de aeronaves civis para companhias aéreas russas e/ou registradas na Rússia, introduziu-se uma restrição de voos de companhias aéreas de 36 Estados", informou a agência russa de transporte aéreo, Rosaviatsia, em um comunicado.

De acordo com a Rosaviatsia, os voos das companhias aéreas destes países podem acontecer desde que recebam uma "permissão especial" das autoridades russas.

A expectativa é que as proibições de voos prejudiquem especialmente as companhias aéreas que sobrevoam o maior país do mundo para ir da Europa à Ásia, já que serão forçadas a encontrar novas rotas.

A Rosaviatsia disse que os voos desses países podem, em circunstâncias excepcionais, serem permitidos se obtiverem autorização especial da autoridade de aviação da Rússia ou do Ministério das Relações Exteriores.

Entre os países estão Albânia, Anguilla, Áustria, Bélgica, Bulgária, Ilhas Virgens Britânicas, Alemanha, Gibraltar, Hungria, Grécia, Dinamarca, Canadá, Croácia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Jersey, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Reação ao Ocidente

Toda a União Europeia, os países bálticos e o Canadá anunciaram, neste domingo (27) a decisão de fechar seu espaço aéreo às companhias russas em retaliação à invasão da Ucrânia por Moscou, que desencadeou uma série de sanções ocidentais contra o poder russo.

Em 13 de fevereiro, a companhia aérea holandesa KLM já havia anunciado a suspensão de todos os seus voos para a Ucrânia. Na manhã desta quinta (24), outra empresa do mesmo grupo, a Air France, também suspendeu suas operações em Kiev.

De acordo com a CNN americana, Lufthansa, Swiss International Air Lines, Eurowings e Austrian Airlines também cancelaram seus voos para o país no sábado (19) e anunciaram que não operarão na Ucrânia até, pelo menos, o fim de fevereiro.

Nesta sexta (25), a americana Delta Air Lines anunciou o fim de sua parceria com a companhia russa Aeroflot em resposta à invasão da Ucrânia.

*Com ANSA, Reuters e AFP