Topo

Itália divulga as 10 finalistas a Capital da Cultura de 2024

Vicenza, Itália - Reprodução/Pixabay/Creative Commons
Vicenza, Itália Imagem: Reprodução/Pixabay/Creative Commons

da ANSA, em Roma

01/02/2022 10h09

O Ministério dos Bens Culturais e do Turismo da Itália anunciou nesta segunda-feira (31) as 10 cidades finalistas que vão concorrer ao título de "Capital Italiana da Cultura" de 2024.

As cidades que foram escolhidas para a final são: Ascoli Piceno, Chioggia, Grosseto, Mesagne, Pesaro, Sestri Levante com Tigullio, Siracusa, União dos Municípios Paestum-Alto Cilento, Viareggio e Vicenza.

Agora, as cidades selecionadas serão auditadas, por videoconferência, nos dias 3 e 4 de março de 2022 pelo júri presidido por Silvia Calandrelli, que deverá indicar ao ministro Dario Franceschini a candidatura mais adequada.

"Este ano temos duas hipóteses e esperamos poder jogar até ao fim. Conhecemos muito bem as riquezas que a Toscana pode oferecer, do mar às montanhas, passando pelas cidades da arte.

Vista da Igreja de San Giacomo, em Chioggia - iStock/Getty Images - iStock/Getty Images
Vista da Igreja de San Giacomo, em Chioggia
Imagem: iStock/Getty Images

Toscana é cultura, é a região que pode ostentar um quarto do patrimônio cultural italiano", celebrou o governador da Toscana, Eugenio Giani.

Ao longo dos anos, o título de Capital da Cultura foi atribuído às cidades de Cagliari, Lecce, Perugia, Ravenna, Siena em 2015; Mântua em 2016; Pistoia em 2017; Palermo em 2018; Parma em 2020 e 2021.

Já em 2022, a Capital de Cultura é a cidade de Procida, enquanto que o título de 2021 será representado por Bergamo e Brescia.