PUBLICIDADE
Topo

Cidade italiana ganha museu dedicado a Dante Alighieri

Monumento de Dante Alighieri, em Florença - Sergio Mendoza Hochmann/Getty Images
Monumento de Dante Alighieri, em Florença Imagem: Sergio Mendoza Hochmann/Getty Images

15/05/2021 14h22

A cidade de Ravenna, na região italiana da Emilia-Romagna, irá inaugurar, no próximo domingo (16), um novo museu dedicado a Dante Alighieri, como parte das celebrações pelo sétimo centenário da morte do "sumo poeta".

O "Museo Dante" foi construído na via Alighieri 2/A, próximo do túmulo do poeta, e conta com nove salas para receber os visitantes: a do Tempo, a da Face, a Montevidéu, a do Culto, a da Fama e as três salas da Divina Comédia.

O local foi criado com o objetivo de "consolidar a valorização do culto a Dante com uma exposição contemporânea e utilizável, que usa novas linguagens para dar conta da 'Comédia' e do legado do poeta", segundo relatado no site oficial.

O novo museu oferecerá aos visitantes a oportunidade de mergulhar no imaginário do "pai" da língua italiana moderna, com a "força da experiência sensorial e para valorizar os objetos históricos", incluindo mais de 400 imagens e 250 textos.

O projeto foi desenvolvido pela administração municipal de Ravenna, em parceria com a Secretaria de Cultura, e concebido pelo arquiteto Ambrogio Annoni e por Corrado Ricci, um estudioso de Dante e fundador da Superintendência de Ravenna.

A exposição já foi vista pelo governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, e pelo prefeito de Ravenna, Michele de Pascale. A abertura para o público, porém, ocorre no próximo dia 16 de maio, com horário das 10h às 17h30 (local).

Todos os visitantes deverão respeitar os protocolos sanitários para conter a propagação do novo coronavírus. O acesso será permitido apenas com reservas, e a quantidade de pessoas que poderão realizar o percurso será limitada. O ingresso terá custo de apenas três euros.