Topo

Pesquisa mostra que apenas 20% das famílias brasileiras viajam

De acordo com a Pnad Contínua Turismo 2019, poder aquisitivo influencia diretamente a capacidade de viajar - Getty Images
De acordo com a Pnad Contínua Turismo 2019, poder aquisitivo influencia diretamente a capacidade de viajar Imagem: Getty Images

Daniela Amorim

No Rio de Janeiro

12/08/2020 12h53

Apenas duas em cada dez famílias brasileiras viajam e, entre as que não viajam, 48,9% alegam que não possuem dinheiro para tal, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Turismo 2019, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento considerou como viagem todo deslocamento de ida e volta feito por pelo menos uma pessoa do domicílio a um lugar fora de seu entorno habitual, fosse por motivos profissionais, religiosos, estudos, tratamento de saúde, consultas médicas ou lazer, incluídas as de curta duração, com saída e retorno no mesmo dia.

Dos 72,5 milhões de domicílios do país, em apenas 21,8% algum morador fez pelo menos uma viagem no período de referência da pesquisa.

O poder aquisitivo influencia diretamente a capacidade de viajar: cerca de 84% das 56,7 milhões de famílias que não viajaram no período da pesquisa tinham renda domiciliar per capita inferior a dois salários mínimos.

Entre quem conseguiu viajar na faixa de renda mais baixa, com rendimento domiciliar per capita de meio salário a menos de um salário mínimo, uma em cada quatro viagens teve como objetivo conseguir fazer um tratamento de saúde.

Entre as pessoas que viajaram, apenas 13,5% tiveram como motivação questões profissionais. As demais 86,5% viagens foram pessoais, a maioria para visitar amigos ou parentes (36,1%) ou em busca de lazer (31,5%).

Dos 72,5 milhões de domicílios do país, em apenas 21,8% algum morador fez pelo menos uma viagem - Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo - Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo
Dos 72,5 milhões de domicílios do país, em apenas 21,8% algum morador fez pelo menos uma viagem
Imagem: Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo

Turismo local

Das 21,4 milhões de viagens analisadas, 96,1% (20,6 milhões) foram nacionais e apenas 3,9% (828,7 mil) foram internacionais. Quase metade das pessoas viajaram de carro particular ou da empresa (46,6%) e se hospedaram em casas de amigos ou parentes (47,3%).

O turismo doméstico ocorreu majoritariamente dentro dos próprios estados, superando, em todos os casos, a metade dos deslocamentos registrados. Os estados que menos tiveram turistas locais foram o Amapá (50,1%) e o Rio de Janeiro (50,9%).

"O turista brasileiro viaja para dentro de seu estado e para dentro de sua região. O Brasil é um país continental, com longas distâncias, as viagens são mais de carro", lembrou Flavia Vinhaes, analista do IBGE responsável pela pesquisa.

São Paulo foi o destino mais procurado para viagens nacionais, mencionado por 18,9% das famílias que viajaram, seguido por Minas Gerais (12,8%).

"Isso tem uma influência muito forte do turismo local e intralocal. Em geral, quem está em São Paulo viaja para São Paulo. E São Paulo tem a maior população do País, então faz sentido que esteja em primeiro lugar", justificou Flavia.

"O fator preponderante é São Paulo ser um estado muito populoso. Então tem mais gente viajando pelo próprio estado. O ranking de principais destinos obedece mais ou menos o ranking de população dos estados", disse a analista do IBGE.