PUBLICIDADE
Topo

Austrália elimina proibição de viagens internacionais para seus cidadãos

Viajantes voltarão ao aeroporto de Sydney, na Austrália (foto) - Jenny Evans/Getty Images
Viajantes voltarão ao aeroporto de Sydney, na Austrália (foto) Imagem: Jenny Evans/Getty Images

da AFP, em Sydney

28/10/2021 10h30

A Austrália eliminará a partir de 1º de novembro a proibição de viagens internacionais sem autorização para seus cidadãos, após mais de 18 meses de fronteiras fechadas por conta da pandemia, anunciou o governo do país hoje (27).

Depois de mais de um ano e meio de proibição, os australianos totalmente vacinados não terão que buscar isenções para poderem sair do país, informaram os ministérios do Interior e da Saúde. Segundo a ministra do Interior, Karen Andrews, para o fim do ano também está prevista a reabertura das fronteiras para "trabalhadores qualificados e estudantes estrangeiros totalmente vacinados".

Em março de 2020, a Austrália introduziu um dos pacotes de restrição mais rígidos do mundo para conter a pandemia.

Apesar de um início hesitante, a taxa de vacinação do país encontra-se perto de 80%, após um inverno marcado por surtos associados à entrada da variante delta, o que levou as autoridades australianas a mudarem sua estratégia contra o vírus, passando de buscar a sua erradicação total a tentar conviver com o mesmo e incentivar a vacinação.

Os programas de quarentena para residentes que chegarem à Austrália irão depender da região de entrada. Sydney aboliu a medida, mas, em áreas com taxas de imunização mais baixas, um isolamento de 14 dias em um hotel terá que ser respeitado.