Topo

Como harmonizar vinhos e espumantes com os pratos da ceia de Natal

Combinar o vinho certo com cada prato de Natal torna a ceia ainda mais inesquecível - Getty Images
Combinar o vinho certo com cada prato de Natal torna a ceia ainda mais inesquecível Imagem: Getty Images

Do UOL

17/12/2019 04h00

Quem adora comer e beber bem não perde a oportunidade de combinar essas duas paixões. No Natal não é diferente. Os aguardados pratos da ceia podem ficar ainda mais especiais ao lado de diferentes tipos de vinho.

Para pensar a harmonização e descobrir os novos sabores, algumas dicas básicas são de grande ajuda. Lucas Simões, enólogo do Grupo Famiglia Valduga, ensina quais os melhores estilos de vinho para harmonizar com algumas das iguarias mais populares da data.

Chester ou peru

Peru de Natal - Unsplash - Unsplash
Para tornar o sabor marcante do peru ainda melhor, vá com vinhos jovens e frescos
Imagem: Unsplash

Um dos segredos da boa harmonização é ressaltar o que os pratos têm de melhor, sem "matar" a comida ou a bebida.

Tanto para o chester, bem similar ao frango, porém com menor teor de gordura e maior concentração de proteínas, e para o peru, de sabor mais intenso e carne mais firme, a indicação de Lucas é um vinho tinto mais jovem e frutado, com menor teor alcoólico e mais fresco. Para isso, aposte nos estilos Shiraz ou Malbec.

Tender ou pernil

Tender com chutney de damascos e peras - Divulgação - Divulgação
Tender com chutney de damascos e peras
Imagem: Divulgação

A carne suína, com sabor marcante e intenso, é mais versátil para harmonizar. Segundo Lucas, com ela é possível combinar vinhos brancos, espumantes ou tintos de corpo médio, como o Merlot.

Bacalhau

Bacalhau a Lagareiro  - Divulgação - Divulgação
Bacalhau à Lagareiro
Imagem: Divulgação

Ainda que seja mais associado à Páscoa, o peixe tem espaço cativo na mesa de muitas famílias também no Natal - e cada uma tem sua receita favorita.

Para os que vão pelo Bacalhau à Lagareiro - com batatas assadas, azeitonas e regado a muito azeite -, a sugestão é um vinho branco delicado.

Já com o tradicional Bacalhau à moda Portuguesa, assado e acompanhado de ovos cozidos, cebolas, alho, tomates e pimentões, o ideal é a harmonização com tintos um pouco mais estruturados, para suportar a riqueza de sabores, mais evidentes nesta receita.

Arroz de Natal

Arroz de Natal - Getty Images  - Getty Images
Arroz de Natal
Imagem: Getty Images

Com frutas secas, como damascos, tâmaras e uvas-passa, além das oleaginosas, como amêndoas e nozes, o prato pede uma bebida que arredonde essa mistura toda.

Para este prato, os tipos ideais são vinhos de acidez moderada, delicada concentração de açúcar e presença frutada.