Quem é quem na ceia: saiba as diferenças entre chester, tender e outras
O peru, o chester, o tender, o pernil, o lombo e o frango brilham na ceia de Natal e na fila do supermercado nesta época ano. Todos são ideais para servir nas refeições comemorativas de Natal e Ano Novo, mas é importante compreender as características de cada um deles para não errar o preparo. Veja abaixo algumas dicas para diferenciar um do outro.
Peru
Dica para o preparo: A chef Adriana Cymes, do buffet Arroz de Festa, ensina que temperá-lo por dentro e por fora com uma mistura de vinho branco, suco de laranja, um pouco de sal, tomilho e alho-poró, cebola e cenoura picadas e deixá-lo descansar nesta marinada por 12 horas, dará um sabor especial mesmo ao peru semi-pronto encontrado no supermercado.
Depois, pode-se colocar a mistura para assar junto com a carne. “Na hora de assar, a minha dica é usar sacos de celofane próprios para isso. Eles são bem fáceis de achar e são ótimos porque seguram a umidade e evitam que a carne fique ressecada. Um peru pequeno cabe dentro dele”, conta Adriana.
Chester
Dica para o preparo: Como a maioria das aves, é preciso ficar atento para que o chester não resseque. A dica de Fábio é desossar e marinar a carne durante uma noite com uma mistura de molho shoyo, suco de limão, mostarda tipo Dijon, alho, ramos de tomilho e a parte interna (mais clara) do salsão picada.
Rechear a ave com farofa antes de colocá-la no forno também ajuda a manter a carne mais suculenta. Na hora de assar, é só colocar o chester com a marinada em uma assadeira e fechar bem com papel-alumínio. Depois que a carne já estiver cozida, retire o papel e coloque de novo no forno até dourar.
Frango
Dica para o preparo: O chef Fábio afirma que para garantir um bom tempero, é preciso esfregar a ave por dentro e por fora com uma mistura de molho shoyo, sucos de limão e laranja, cerveja, mostarda, tomilho, um pouco de alecrim, louro, alho amassado com casca, um pouco de sal grosso e pimenta do reino.
Depois, coloque um limão siciliano dentro do frango e deixo-o descansando nesta marinada. O próximo passo é colocar a ave no forno sem a mistura. “O ideal é assar em fogo baixo com a forma coberta por papel-alumínio, assim a carne ficará mais suculenta”, afirma.
Tender
Dica para o preparo: Marinar a carne com gim e mostarda durante uma noite inteira, e acrescentar melado de cana à marinada antes de colocar o tender no forno é a dica de Renata para deixar a ceia mais gostosa.
“É preciso assá-lo coberto com papel-alumínio. Depois que estiver assado, retire o papel e coloque a carne no forno novamente para dourar. Depois é só decorar com rodelas de abacaxi ou pêssegos em calda”, ensina a chef.
Lombo
Dicas para o preparo: Renata também dá dicas para preparar lombo. Bata no liquidificador alho, cebola, damasco ou uvas-passas e sucos de laranja e limão. Depois é só deixar a carne descansar nessa mistura durante uma noite para garantir um bom sabor ao prato.
“Como o lombo é mais propenso a ressecar, minha dica é prepará-lo na panela”, explica a chef. Basta colocar uma colher de sopa de óleo em uma panela, junto com uma colher de chá de açúcar e dourar a carne. A seguir, acrescente a marinada e deixe o lombo cozinhar em fogo brando. Vire-o de vez em quando para que a peça fique uniforme. É importante ficar atento para que o líquido na panela não seque.
Pernil
Dica para o preparo: A dica de Eliana é colocar pequenos pedaços de bacon dentro do pernil para ele ficar mais suculento. Lambuzar a peça com azeite suave ou óleo de milho, espetar ramos de alecrim sobre a peça também garantem sabor. “Regar a carne com suco de maçã e colocar pedaços da fruta na assadeira antes de colocá-la no forno dará um sabor especial a ela”, ensina a chef.
Fonte: "Pequeno Dicionário de Gastronomia", de Maria Lucia Gomensoro, editora Objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.