Topo

Barman do Copacabana Palace dá curso de caipirinhas para "barraqueiros"

Do UOL, em São Paulo

24/02/2014 18h10

Um treinamento sobre como preparar caipirinhas rendeu frutos na orla carioca. Ao todo, 309 quiosques da Cidade Maravilhosa participaram do curso, ministrado por Paulo Freitas (barman do hotel Copacabana Palace) e pelo mestre-cachaceiro Nelson Duarte, que demonstraram como inovar na hora de criar e servir o drinque mais conhecido do país. 

A ação, promovida por uma marca de bebidas, se estendeu às famosas barracas do Posto 12, na praia do Leblon. Cinco dos "barraqueiros" mais conhecidos da área criaram receitas diferentes de caipirinha, homenageando ícones brasileiros ou figuras conhecidas da região.

Na Barraca do Luciano, por exemplo, a combinação de cachaça, tangerina, limão-siciliano e toque de gengibre foi batizada como Gengibrina, enquanto na Barraca da Vanda (mais conhecida como "a rainha do Leblon"), a Caipirinha Sapé mistura maracujá e abacaxi no drinque.

Na barraca Beverly Hills, a ideia foi atualizar a receita tradicional da bebida, mas não muito: ao lado do limão, a Caipirinha do Santana leva um pouco de maracujá. Já na Barraca do Carlos, uma das mais conhecidas da área, a Jacumã (batizada em homenagem a uma praia do Rio Grande do Norte) leva coco e hortelã combinados com cachaça ouro.