Topo

Siga o Copo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bebida do Natal não precisa ser sempre vinho. Harmonize a ceia com uísque

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Editora e colunista de Nossa

23/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entra ano, sai ano, a gigantesca maioria das sugestões para os bebedores nas Festas é o vinho. E não que isso seja de todo mal, mas que tal mudar um pouco, trazer novos ares e copos para a noite de Natal?

Aqui no Siga o Copo, você já aprendeu (lááá em 2017) que a cerveja é uma forte aliada para os natalinos mais maltados e combina com muitos dos pratos tradicionais do "hohoho". Em 2022, ano dos reencontros, trago a palavra do uísque de Natal.

(me perdoem a grafia aportuguesada. Sei que ofende muita gente, mas manual de redação não bebe e manda)

Para me ajudar nessa nada dura missão, o cão. Também conhecido como Maurício Porto, amigo do peito, unanimidade uisqueira, comandante do blog O Cão Engarrafado e sócio do Caledonia Whisky & Co.

Num papo longo sobre harmonização, a gente percebeu que, assim como no vinho e na cerveja, a descoberta empírica de sabores vale mais que mil caga-regras. Porém, algumas combinações são tão certo que já são (ou deveriam ser) clássicos da noite feliz ao lado de um scotch, bourbon ou o que mais surgir na seara.

Uísque no Natal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Às carnes...

Não sabe o que fazer para deixar o bendito tender de porco de toda ceia mais interessante? Vá para a América.

Tender de porco funciona bem com bourbons. O dulçor e a potência do uísque americano dão super certo com o sweet-salty do tender", indica Maurício.

A regra vale para os agridoces em geral e vale escolher o uísque americano que mais agradar você e os bebedores da família.

...e aos peixes

Por fim, coisas defumadas ou salgadas funcionam bem com uísques turfados (saudades, Escócia).

Para quem não conhece esse tipo, são aqueles que usam turfa no processo de produção — secagem da cevada — e, consequentemente, adquirem um sabor enfumaçado e medicinal.

Bacalhau, por exemplo, fica genial com os turfados.

Tenha em casa e nunca mais beba da mesma forma: Talisker, Bowmore, Ardbeg e Port Charlotte, além dos nacionais Union Turfado e Lamas Nimbus.

Uísque no Natal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Uva passa: dê uma chance pra esse amor

Como lembra Maurício, uva passa e ameixa seca são duas instituições polêmicas do Natal. "Rola uma espécie de aversão coletiva, onde mesmo quem gosta — ou atura — diz que não gosta. É a história da Nutella ao contrário", diz.

Mas a verdade, amigos, é que uva passa e ameixa, para uísque, fica ótimo.

O "cão"explica: as duas "iguarias" remontam a aromas e sabores que já estão na bebida — "sultanas" (a uva da uva passa) é, inclusive, um descritor de aroma para uísque.

Então, a dica é harmonizar aquela farofa ou aquele arroz com passas insuportável com algum uísque que seja maturado ou finalizado em barris de vinho jerez, ou de carvalho europeu.

Quer dica? Vai de Glenlivet 15, Macallan Sherry e recentemente, uma edição especial do Black Label, o Black Label Sherry Finish.

Alow, leitor!

Esse blog virou coluna e respirou por aparelhos em 2022, mas em 2023 ele volta mais descansado e promete girar muito copo de bebida boa por aí. Feliz Natal para quem é de Natal, ótimo Ano Novo e Chag Hanukkah sameach para quem, como essa colunista aqui, quer é mergulhar em latkes (mas essa harmonização fica para outro dia).