Topo

Siga o Copo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cerveja ou café? Os dois! Por que essa mistura de paixões dá muito certo

Tem café na sua cerveja - e não é só nas stouts - Getty Images/iStockphoto
Tem café na sua cerveja - e não é só nas stouts Imagem: Getty Images/iStockphoto

Editora e colunista de Nossa

01/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para quem ainda não é lá muito iniciado no mundo das cervejas além das American Lager (que não são Pilsen, como diz nosso mantra), o que entra na xícara (café), não casa com o copo ou taça (cerveja). Ainda.

Basta uma provazinha das produções mais alcoólicas que pipocam todo santo inverno para saber: "essa cerveja tem gosto de café". E não é só coisa da imaginação do cervejeiro — nem propaganda enganosa.

Desde a escolinha de degustação a gente aprende que "Stout remete a café expresso" e "Porter lembra café coado". Estilos, via de regra, potentes, escuros e apaixonantes como uma boa (e necessária) xícara de café.

Aqui no Siga o Copo, quando se trata da cafeína, somos nada além de fãs. Mas, de cabeça, não são poucas as lembranças de cervejas que trouxeram um toque de café para o bar.

A Porter Demoiselle, da Colorado, feita com café da região da Alta Mogiana, por exemplo: uma das boas entradas para o mundo das artesanais que a gente encontra fácil pelos mercados.

Lá de 2014, a Hop Arábica, da cervejaria Morada Cia Etílica, dava um nó na cabeça: uma Blonde Ale (ou seja, cerveja amarela) de 5% ABV e 10 IBU, que leva adição de café Catuaí. Aroma de café e aquele finalzinho na boca.

Hop Arábica, da cervejaria Morada Cia Etílica - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Hop Arábica, da cervejaria Morada Cia Etílica
Imagem: Reprodução/Instagram
Guinness Cold Brew Coffee Beer - Divulgação - Divulgação
Guinness Cold Brew Coffee Beer
Imagem: Divulgação

Em 2019, numa viagem à Colômbia, partíamos sequíssimos por Medellín e Cartagena atrás da Coffee Stout da BBC, a Macondo. Cerveja com café colombiano, apenas. Era sazonal, não tomamos, virou cerveja de linha em 2021. Me chama que eu vou, Bogotá.

Recentemente, até a gigante Guinness cedeu aos encantos cafezeiros e lançou uma cerveja a base de café gelado. Nosso amigo cervejeiro, blogueiro fatness, correspondente informal em Oxford, Leonardo Dias Pereira provou e aprovou.

Inverno 2022: pode tudo

A boa notícia é que nessa temporada seguimos com cervejeiros e cafezeiros de mãos dadas em criações especialíssimas, como é o caso da Imperial Baltic Coffee da Avós, feita com adição do café especial Supreme (microlote da Um Coffee Co.) e a a Wee Heavy da Burgman, feita com café da 15 Coffee Company, de Sorocaba).

Imperial Baltic Coffee da Avós - Divulgação - Divulgação
Imperial Baltic Coffee da Avós
Imagem: Divulgação
Twelve, Wee Heavy da Burgman - Divulgação - Divulgação
Twelve, Wee Heavy da Burgman
Imagem: Divulgação

Notou que surgiram estilos nessa brincadeira? Não é à toa: a brincadeira é sem limites. Ou quase isso.

Para Junior Bottura, da Avós, na produção de cervejas cafezeiras, o ponto é acertar o equilíbrio.

O caminho é entender o que esperar de cada ingrediente ou, se a ideia é surpreender, propor uma experiência e sensação diferente, que pode ser muito interessante — como foi o caso de algumas sours com café — que tive a oportunidade de provar".

Patrick Bannwart, mestre cervejeiro da Burgman faz coro:

"Cada dia mais vemos os cervejeiros se arriscando e apostando em combinações menos comuns como as Coffee IPAs e German Pils com café. O ponto principal é achar a dosagem certa, o café e a torra corretos para chegar no melhor resultado possível", afirma.

Com criatividade, técnicas corretas e bons insumos, o céu é o limite para os cervejeiros". HELL, YEAH.

Quem ganha com essa mistura?

Todo mundo.

Cerveja e café - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O que o café tem que falta à cerveja e o que a cerveja tem que falta ao café?

Junior e Patrick acreditam que a intensidade que o café tem é muito difícil "tirar" apenas do malte.

De um lado, o café leva a intensidade e a potência das suas notas cítricas e frutadas no aroma e agrega muito à cerveja. Assim como os toques de tosta quando a utilização dos grãos torrados.

Por outro, o aquecimento trazido pela bebida alcoólica produz, uma sensação que o café sozinho, mesmo quando servido quente, não alcança.

Esses fatores juntos trazem complexidade e um resultado interessante à cerveja.

Para Patrick, o grande segredo desta combinação está no equilíbrio: tem que ter cor, gosto, aroma e sabor de cerveja, mas também a sutileza e complexidade do café. Cada um na sua dosagem certa, para se complementarem e não um sobressair ao outro.

Cafezeiro hoje, cervejeiro agora

Você que caiu aqui e não se considera um fã de cerveja, mas ama café? queremos você -- e o mundo todo :)

Para Júnior, a cerveja artesanal tem que estar presente em lugares onde antes ninguém achava: um restaurante bacana, um estádio, uma feira de arte... uma cafeteria.

"O café e a cerveja são duas bebidas de reconhecimento e apreciação nacional, são a cara do Brasil. Esse tipo de 'colaboração' só tem a agregar novos consumidores para ambos os mercados, e todos só tem a ganhar", diz Patrick.

Depois dessa, vai uma xicrinha de café alcoólico, leitor?

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram e Untappd.