Topo

Siga o Copo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guardar cerveja? Sim! Conheça uma das experiências mais legais com a bebida

Algumas cervejas podem ficar guardadas por anos. Acredite: é uma experiência que vale a pena - Getty Images/iStockphoto
Algumas cervejas podem ficar guardadas por anos. Acredite: é uma experiência que vale a pena
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista e editora em Nossa

04/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chega no ouvidinho dela (ou dele) e diz: "separei uma bebida guardada por anos pra gente". Uísque 12 anos? Vinho safra 2010? São legais, são bacanas, mas... SURPRESA: cerveja também pode ser "de guarda". E ter a paciência para deixar uma belezinha dessas maturando vale a pena. Juro.

Porém, assim como as outras bebidas, não é qualquer cerveja que pode esperar anos para ser consumida e que ganha mais "magia" com a idade. As que podem evoluir com a guarda também têm um tempo ideal para que não passem do ponto.

Guarde, porque envelhecem bem

Via de regra, procure potência da mais pura, como clássicas Imperial Stout, Barley Wine, Eisbock, Belgian Strong Ales (a clara e a escura).

O Siga o Copo (essa entidade), por exemplo, já guardou uma La Trappe Quadrupel 2015 de março de 2016 a agosto de 2017 e pode garantir: sabores mais complexos e experiência especial.

Ou vá naquelas que envelheceram ou acidificaram em barricas. Segundo Victor Marinho, sócio e mestre cervejeiro da Cervejaria Dádiva, durante meses e anos, essas cervejas vão se transformar na garrafa.

Alguns estilos de cerveja evoluem com o tempo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Alguns estilos de cerveja evoluem com o tempo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E ele aponta alguns vários caminhos possíveis:

  • elas podem ficar mais ou menos ácidas, mais vínicas, o adjunto (fruta, condimento) pode ficar mais aparente ou perder a sua potência;
  • as leveduras selvagens (as Brettanomyces) podem continuar trabalhando e transformar completamente o líquido;
  • a cerveja pode perder a carbonatação, ter seu amargor reduzido, ou acentuar nuances adocicadas, como passas, mel e até toffee;
  • a cerveja também pode oxidar, "e, diferentemente do que esperamos das mais frescas, isso pode ser muito bom e interessante!", afirma Victor.

Se guardar, cuide

Para armazenar as cervejas de guarda de forma adequada, o recomendado é mantê-las em pé, ao abrigo da luz e, se possível, climatizadas com uma temperatura entre 12 e 18ºC.

Elas podem ser armazenadas por três, cinco ou 10 anos. Em alguns casos, inclusive, por mais tempo.

Cerveja de guarda da Dádiva - Divulgação - Divulgação
Cerveja de guarda da Dádiva
Imagem: Divulgação

A própria Dádiva já produziu diversos rótulos feitos para serem "esquecidos" e regatados tempos depois, como a Belgian Strong Golden Ale Sept, envelhecida em barricas de carvalho francês, e as da série Brewer's Cut.

Já foram lançadas oito delas: a primeira uma American Sour que ficou por 10 meses acidificando em barris da Dark Sour e a última foi uma Barrel Aged Mixed Fermentation Sour, cerveja de fermentação mista, com acidez mediana e equilibrada com morango.

Spoiler: mais duas estão previstas para serem lançadas em maio.

Não guarde, porque estraga

Cervejas leves, de até 6% de teor alcoólico não vão ficar boas ao longo do tempo, acredite. Estas devem ser consumidas o mais frescas possível.

Segundo Victor, o mesmo vale para as mais lupuladas, como as IPA's, Double IPA's e Hoppy Lagers, que perdem os aromas do lúpulo com a passagem do tempo.

Cervejas bem alcoólicas que levam muitos adjuntos, por exemplo, também não são recomendadas para guarda.

Degustação vertical: a brincadeira cervejeira dos pacientes

Para quem ainda não tem o costume de guardar as cervejas, Victor indica comprar dois rótulos, um para provar enquanto a cerveja ainda está e outro para quando você decidir abrir após o tempo de guarda.

Assim, você conseguirá fazer essa comparação e descobrir os efeitos do tempo sobre sua cerveja.

Este blog já teve o privilégio, lá em 2018, de estar em uma degustação vertical (vários exemplares de anos diferentes) da Strong Dark Ale Gouden Carolus Cuvee Van de Keizer. Se não me falha a memória (porque me faltam anotações), a de 2017 tava linda, a de 2016 bonita, 2015 INCRÍVEL, 2013 bacana... 2004 e 2000 foram para o vinagre (e não aquele gostoso das Flanders Red Ale).

Ou seja, guarde, anote para aquele dia especial, mas não espere 20 anos para ter um dia incrível em que a sua bela cerveja de guarda mereça ser aberta ;)

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram e Untappd.