Rafael Tonon

Rafael Tonon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O que Gisele Bündchen e outros famosos podem ensinar (ou não) sobre comer?

Você não é famoso o suficiente enquanto não lançar seu próprio livro de receitas. Parece que essa lógica tem feito cada vez mais sentido no concorrido mundo das publicações gastronômicas.

A cada mês, uma nova personalidade de uma área que aparentemente não tem nenhuma relação com a comida lança um compilado de receitas ou de memórias sobre a cozinha no mercado.

Atores, apresentadores, influencers e até, mais recentemente, supermodelos. Sim, o nosso maior nome das passarelas também quer dividir conosco as receitas que cozinha em casa para seus filhos.

Gisele Bündchen está no Brasil para o lançamento de "Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma", a ser lançado na próxima semana no mercado nacional, mas que, no entanto, já figura como o mais vendido em pré-venda pela Amazon.

Giselle Bünchen, em imagem para a divulgação do seu novo livro
Giselle Bünchen, em imagem para a divulgação do seu novo livro Imagem: Divulgação

No livro, ela reúne 100 receitas, entre sopas e saladas (como uma que leva beterraba e rúcula com queijo de cabra) a doces lights — de barrinhas de noz-pecã a muffins de cenoura.

Com o intuito de convencer as pessoas em torno de uma dieta focada em vegetais, frutas, nozes e proteínas magras, ela também ensina a evitar no cotidiano o glúten, o açúcar, o álcool e a cafeína, tornando a vida mais "saborosa e factível", como ela diz no texto de apresentação.

Mais do que ensinar a cozinhar — e comer — Bündchen também compartilha relatos mais pessoais no livro, como a depressão e a ansiedade que enfrentou por anos e o alívio que encontrou através de mudanças na dieta e no estilo de vida.

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que a modelo se abre para o público: seu livro mais pessoal, "Aprendizados — Minha Caminhada para uma Vida com Mais Significado", lançado em 2018, propunha um balanço de memórias e, obviamente, aprendizados que ela teve com a carreira iniciada cedo e relacionamentos.

É uma espécie de abordagem franca que os livros gastronômicos permitem às celebridades — ao mesclar comida com vida pessoal, tudo pode ser mais leve, algumas vezes tão superficial como uma receita de tigela de açaí.

Foram muitos os que seguiram esse caminho: da atriz Gwyneth Paltrow ao músico Snoop Dogg, passando pelo sambista Diogo Nogueira e pelo Padre Marcelo Rossi — sim!.

O ator Stanley Tucci, conhecido por papéis em filmes como "O Diabo Veste Prada" e "Um Olhar do Paraíso" (para o qual foi indicado ao Oscar), voltou aos holofotes da fama desde que colocou no mercado o seu livro "Sabor".

Capa do livro "Sabor", de Stanley Tucci
Capa do livro "Sabor", de Stanley Tucci Imagem: Reprodução

A repercussão foi tamanha que ele virou figurinha assídua em programas de entrevistas na televisão norte-americana. "A comida tem esse enorme poder engajador", disse ele no programa do apresentador James Corden.

Continua após a publicidade

A gastronomia tem se tornado, nos últimos anos, uma forma para muitos famosos ampliarem suas imagens, associando-as a uma área diferente da que eles originalmente se destacaram — e que goza de franco interesse do público.

Muitos também pegaram carona na visibilidade que a gastronomia ganhou na atual cultura pop para "sair da geladeira" e aproveitar da visibilidade que pode gerar até novas oportunidades comerciais.

No mundo hiperconectado em que vivemos, quase que qualquer exposição é válida. Os livros ajudam a promover turnês internacionais, ganhar posts nas redes sociais

Ainda não tive a chance de testar a dieta proposta por Gisele Bündchen, mas a imprensa americana — onde o livro foi lançado antes — fez boas resenhas às receitas que ela reuniu no livro. O maior elogio é que elas, de fato, funcionam.

Os waffles que Giselle ensina a fazer em seu livro
Os waffles que Giselle ensina a fazer em seu livro Imagem: Reprodução

Parece óbvio, claro, mas a verdade é que muitas receitas de livros deste tipo não conseguem nem sequer te ajudar a ter uma salvação mínima para o jantar.

Continua após a publicidade

Mas tem algo que o livro de Gisele não consegue entregar, e que está implícito na sua própria ideia de publicação: a de que uma vida como a dela é possível, que se trata de uma "receita" que qualquer um poderia seguir.

Não pode: conselhos culinários de alguém com o mesmo tipo de dinheiro, tempo e assistência que ela (e outras celebridades) só são possíveis para pessoas que gozam do mesmo status social e econômico.

Para nós, as receitas de Gisele não vão nos dar o mesmo corpo, a mesma capacidade de enfrentar as "dificuldades da vida" nem sequer poderão — ao contrário do que prometem — nutrir nossa alma.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes