Topo

Brasil demora pra 'pegar no tranco', mas vence China no Grand Prix

A levantadora Dani Lins foi o destaque do Brasil na estreia no Grand Prix - Divulgação/FIVB
A levantadora Dani Lins foi o destaque do Brasil na estreia no Grand Prix Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 14h36

O Brasil demorou a engrenar, mas venceu na estreia do Grand Prix contra a China por 3 sets a 1, com parciais de 25-21, 23-25, 25-17 e 25-16. Os destaque ficam para a levantadora Dani Lins, base da equipe na partida, e para Fernanda Garay, que começou mal, mas teve reação impressionante e se tornou a maior pontuadora do Brasil no jogo, com 19 pontos.

A estreante Jaqueline também merece destaque, pela vontade com que entrou em quadra, vibrando muito, e pelo ótimo desempenho no seu retorno à seleção brasileira.

Mas apesar da empolgação da ponteira, o nervosismo tomou conta da seleção brasileira no primeiro set. As chinesas, então, aproveitaram para abrir vantagem de 4 pontos logo no início da partida. A diferença se manteve até a etapa final do set, quando as brasileiras acordaram para o jogo e conseguiram uma virada surpreendente.

A partir de um bom saque de Dani Lins, destaque do Brasil na partida, a seleção iniciou a reação alterando o placar de 16 a 20 para 20 a 20. A levantadora induziu a defesa chinesa ao erro, o que balançou o psicológico das asiáticas que só pontuariam mais uma vez no set. As brasileiras, por sua vez, foram bem, principalmente no bloqueio, e venceram por 25 a 21.

As chinesas, no entanto, souberam digerir bem a virada e voltaram com ainda mais vontade na segunda parcial. Tamanha confiança das chinesas pegou as brasileiras de surpresa, que mostraram fragilidade na recepção e dificultaram o trabalho da levantadora Dani Lins. Assim, ela não pôde fazer a boa distribuição de bolas do primeiro set e, mais uma vez, a China abriu vantagem no placar fazendo o Brasil ter de correr atrás.

A seleção, como numa repetição do primeiro set, reagiu a partir do 20º ponto adversário e disputou a parcial ponto a ponto com as adversárias, que não reproduziram os erros e fecharam o set em 25 a 23.

Entre tantas reviravoltas, a verdadeira confiança de quem já ganhou nove vezes o Grand Prix só pôde ser vista na postura das brasileiras após o terceiro set, no qual a seleção conseguiu ficar à frente no placar durante todo o tempo. Jaqueline, que fez um ótimo primeiro set e caiu de rendimento no segundo, voltou a estar bem na partida e Fernanda Garay, bola de confiança de Dani Lins, ‘desencantou’ no jogo na terceira etapa, vencida pelo Brasil por 25 a 17.

As mudanças de postura e a boa vantagem no placar deram moral para as brasileiras, que logo abriram 4 a 1 no quarto set e fizeram uma ótima parcial. Dani Lins melhorou ainda mais o desempenho, deu moral central Fabiana - responsável por boa parte dos pontos brasileiros na reta final - e viu Fernanda Garay crescer muito na partida e ser a segurança do ataque brasileiro. Assim, com bom volume de jogo, a seleção brasileira dominou o set e venceu por 25 a 16.

A seleção ainda enfrenta a Itália e a República Dominicana nesta primeira fase da competição, disputada em Sassari, na Itália. A próxima partida do Brasil será contra as italianas  às 15h (horário de Brasília) do próximo sábado, dia 2 de agosto.