Topo

Podcast

UOL Palmeiras

O podcast para os torcedores do verdão


ANÁLISE

UOL Palmeiras #22: Verdão peca para repor nomes no sistema defensivo

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 16h00

O Palmeiras tem encontrado dificuldades para encontrar peças de reposição para seu sistema defensivo. As tentativas com nomes como Alan Empereur e Benjamin Kuscevic não surtiram o efeito desejado. Pedrão voltou ao clube, mas nem chegou a entrar em campo: o zagueiro foi emprestado ao Portimonense. Desta forma, o pedido do treinador Abel Ferreira por um reforço para a zaga continua em aberto.

No podcast UOL Palmeiras #22 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes e o repórter Diego Iwata Lima conversaram sobre os problemas do clube para ter bons nomes para a ficar na retaguarda de Gustavo Gómez.

"Onde o Palmeiras está escorregando um pouquinho é o setor defensivo. Da mesma forma que o Viña tem esse mercado aberto na Europa e o Palmeiras sabia disso, o clube sabe que o Gustavo Gómez tem mercado fora do Brasil. É o jogador que não vejo o Palmeiras se movimentar para tapar esse buraco. O Benjamin Kuscevic, que talvez fosse uma aposta, não tem se mostrado um atleta à altura. O Alan Empereur veio e já foi, em parte pela avaliação de que ele não seria esse jogador para cobrir o Gustavo Gómez em uma saída. Hoje, o nome é Renan, que veio da base e tem muito para evoluir. Aí é a única questão em que a diretoria está pecando", comentou Lima.

Apesar de o paraguaio ter tido uma passagem discreta pelo Milan, o repórter acredita que isso não fecha as portas de um possível retorno à Europa. "Ele teve uma passagem apagada pelo Milan, desembarcou no Brasil e, de repente, era o melhor zagueiro da América do Sul. Logo quando chegou era visível que era um grande jogador. Os clubes da Europa têm algumas questões com jogadores brasileiros e sul-americanos, de um modo geral. Basta ver como o Matheus Fernandes foi comprado por um valor elevado e foi dispensado por telefone. São coisas estranhas", afirmou.

Lima enfatizou que o time alviverde até testou algumas alternativas para a posição de Gustavo Gómez, mas precisa de algo mais efetivo. "Hoje, realmente, o Palmeiras não tem um jogador assim. O Renan já é um grande jogador, mas precisa de amadurecimento e, se amanhã o Gustavo Gómez sai, o Palmeiras não está preparado. O Felipe Melo vem jogando por ali e tem feito uma excelente participação, mas não é da posição e nem vai ficar para a temporada que vem. O Palmeiras teve o Emerson Santos, um zagueiro que veio do Botafogo, jogou como volante com o Abel e foi muito bem. Muito promissor, mas foi vendido. O time até teve umas soluções no elenco pensando no futuro, mas já foram embora", analisou.

Com a negociação de Pedrão, emprestado para o Portimonense, o repórter considera que o Palmeiras pode, enfim, atender ao pedido do técnico Abel Ferreira. "Ele só tem um zagueiro canhoto no elenco, o Renan. O Gustavo Gómez joga pela esquerda, mas é destro. O Abel tem uma maneira muito científica de ver o jogo e pensa muito nas minúcias. É curioso ver essa especificidade. Com isso, o Abel consegue abrir o campo e fazer aquela saída em tripé que ele gosta. Esse jogador não veio. Porém, o Pedrão foi negociado por um bom valor e, de repente, pode abrir o caixa por um novo zagueiro canhoto. Com certeza estão monitorando, mas não há um nome que o Palmeiras tenha ido para cima", finalizou.

Ouça o podcast UOL Palmeiras e confira também a expectativa para a chegada do lateral Jorge e o andamento das negociações com Piquerez.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas" de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Palmeiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.