Topo

Podcast

UOL Palmeiras

O podcast para os torcedores do verdão


OPINIÃO

UOL Palmeiras #29: Derrota para o Flamengo não é motivo para desespero

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 16h00

Diante de um rival direto na disputa pelo título do Brasileirão, o Palmeiras levou a pior contra o Flamengo e perdeu por 3 a 1 no Allianz Parque, no último domingo (12). Prestes a encarar uma semifinal de Libertadores contra o Atlético-MG, o Verdão sentiu o clima se abalar, mas ainda com margem para dar a volta por cima

No podcast UOL Palmeiras #29 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Vanderlei Lima, o colunista Danilo Lavieri e o repórter Diego Iwata Lima analisam os reflexos deste resultado para o Verdão, e consideram que a derrota preocupa, mas ainda não traz desespero ao time.

"O clima não é de desespero. Existe uma avaliação interna de que esse grupo talvez pudesse ter sido reforçado. Não foi. É com esse elenco que o Palmeiras vai, salvo segunda ordem. Foi um resultado abaixo. Acredita-se que, assim como foi contra o São Paulo, no segundo jogo das quartas de final da Libertadores, a postura será diferente diante do Atlético-MG. É esperar para ver como vai ser", disse Lima, referindo-se ao duelo da próxima semana pela semifinal do torneio continental.

Para Lavieri, o Palmeiras poderia explorar outras formas de atuar além da sua característica mais marcante: a de fazer um jogo reativo. "Tem que jogar melhor do que tem jogado, como nos 3 a 0 sobre o São Paulo. Mesmo ali, não era um time com um meio-campo 'maestro'. O problema é que nunca sabemos quando o Raphael Veiga e o Gustavo Scarpa estarão inspirados. Aí falta e fica naquela de roubar a bola e torcer para os pontas fazerem alguma coisa. Foi muito ruim a derrota, mas ainda tem chances de recuperar a temporada", analisou.

Para Lima, o Verdão encarou o jogo do último domingo de forma diferente daquela do Fla. "O ambiente é de apreensão, não muito diferente do que a torcida sente nesse momento. O ambiente interno é de preocupação. Foi uma atuação muito abaixo, do ponto de vista anímico. O time entrou em uma rotação diferente da do Flamengo, que veio para uma decisão de campeonato. O Palmeiras entrou para um jogo importante, mas não com esse sangue nos olhos. Isso se refletiu no que aconteceu em campo", observou.

Embora a equipe tenha oscilado nas últimas partidas, Lavieri não considera o Verdão como carta fora do baralho no Brasileirão. "A gente não vê Atlético-MG e Flamengo caindo de produção. O difícil é ver o Palmeiras voltar a ganhar, mesmo de forma 'espírita' como contra o América-MG. Mas o time tem capacidade. Se ganhar duas, três seguidas e o Atlético-MG tropeçar, todos voltam a falar do Palmeiras. No momento, sem dúvida alguma, tem que focar na Libertadores", concluiu.

Ouça o podcast UOL Palmeiras e confira também o debate sobre os problemas defensivos da equipe, em especial com relação às falhas de Marcos Rocha.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas" de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Palmeiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.