PUBLICIDADE
Topo

Podcast

UOL Palmeiras

O podcast para os torcedores do verdão


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

UOL Palmeiras #14: Abel deixa impressão estranha em nova polêmica

Do UOL, em São Paulo

01/06/2021 16h00

Abel Ferreira se envolveu mais uma vez em polêmica ao dizer que "estava à espera de ser demitido". O treinador do Palmeiras também criticou parte da imprensa brasileira, chamando-a de "sensacionalista". O português tem se mostrado incomodado com algumas críticas, mas também demonstra sua irritação com as constantes reclamações à beira do gramado.

No podcast UOL Palmeiras #14 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes e o colunista Danilo Lavieri comentam as declarações do treinador e a repercussão do caso, que causou um clima esquisito. Eles também falaram como as diferenças culturais afetam as reações do técnico, tanto dentro como fora de campo.

Lavieri destacou que o aspecto cultural faz as declarações de Abel ganharem um peso maior do que realmente têm. "Acho que há, sim, uma diferença especialmente na questão objetiva do português de Portugal. Lá, eles são literais e não querem ser grossos, vão direto ao ponto. Para nós, a impressão que fica é de uma 'antipatia'. O próprio Jorge Jesus teve uns problemas assim no início", afirmou.

Mesmo com essa ressalva, o colunista considera que as cobranças contribuíram para o nervosismo do treinador. "A entrevista dele foi estranha. A partir do momento em que ele diz sentir saudades da filha dá uma sensação estranha. Acho que abriu margem. Mas tem um contexto de irritação prévia dessa declaração. Isso não significa que o Abel não mereça críticas. Ele cobra tanto uma cultura europeia, mas o comportamento dele à beira do campo está bem longe de ser europeu", opinou Lavieri.

Na visão de Lavieri, Abel ainda precisa se adaptar um pouco melhor às características do futebol brasileiro. "Não é correta, mas faz parte da nossa cultura a pressão em cima do técnico por parte da torcida, do dirigente, os debates em canais esportivos... Há os jornalistas que são sensacionalistas e os que não são, mas percebo que o Abel está extremamente irritado com a parte sensacionalista e não está levando em conta que é apenas uma parcela. É uma questão a que ele precisa se acostumar. É normal o susto no começo", disse.

Para Lavieri, a postura da diretoria palmeirense também traz efeitos negativos para a relação com o treinador. "O Abel está perdendo os nervos com coisas que ele não vai conseguir mudar e, especialmente, por conta da diretoria do Palmeiras adotar um programa de comunicação no qual às vezes eles se omitem e preferem deixar o assunto rolar. Muitas vezes essa tática deixa o Abel exposto na imprensa e com a torcida", concluiu.

Ouça o podcast UOL Palmeiras e confira também uma análise sobre as críticas exageradas que o time do Palmeiras tem recebido mesmo com as recentes conquistas de títulos importantes.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas" de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Palmeiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL