Topo

ANÁLISE

Juca: Não acho que o Santos será rebaixado, mas corre risco e é uma pena

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

O Santos ficou sem chances de se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista ao perder para o Palmeiras e, pior, vai para a última rodada da competição precisando empatar com o São Bento na Vila Belmiro para não ser rebaixado para a segunda divisão do estadual, na pior campanha da história do clube alvinegro.

No podcast Posse de Bola #123, Juca Kfouri analisa a situação do Santos e diz não acreditar que o clube caia, mas ressalta que o momento é preocupante e que seria muito ruim uma queda para a Série A-2 tendo um time formado por garotos recém-promovidos ao time principal, em renovação do elenco em meio a problemas enfrentados na última temporada.

"O Santos, veja que eu falei aqui, fui muito criticado por isso nas redes, que o Santos esse ano corria o risco do rebaixamento, mas eu estava pensando no Brasileirão. Não acho que vá ser rebaixado, porque basta empatar com o São Bento na Vila Belmiro, não acho que vá ser rebaixado, mas corre esse risco, já está eliminado e corre esse risco. O que será uma pena, porque é um time de garotos, tem aí o Fernando Diniz para começar um trabalho", diz Juca.

"Ontem [quinta-feira] perdeu o Marinho e, assim mesmo, fez um segundo tempo muito melhor que o Palmeiras, diga-se de passagem, foi injustiçado pelo terceiro gol do Palmeiras e de novo eu repito, sob uma gestão que enfim quer tirar o Santos do buraco", completa.

O jornalista acredita que para uma alteração grande no formato do estadual, seria necessária a queda de um clube grande, mas não acredita que possa funcionar no caso de o grande a cair ser o Santos devido à torcida menor que os seus três rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

"Eu sou torcedor para que caia um grande no Paulistinha porque eu acho que seria a pá de cal no campeonato, mas aí, por causa de tamanho de torcida, eu penso sempre no Corinthians, principalmente, eu nunca vou perdoar o Grafite de ter salvado o Corinthians uma vez, porque ali para mim seria realmente o enterro do campeonato, ou Palmeiras ou São Paulo", diz Juca.

"Se um desses três caírem os outros dois dirão 'não vou ligar mais para esse campeonato'. E aí serão obrigados a mudar o Paulistinha. Não acho que o Santos tenha o mesmo efeito, portanto, torcerei pelo Santos pelo menos para que o Santos empate com o São Bento, mas é uma situação realmente muito delicada a que o Santos se encontra", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.