Topo

Após desastre, Bimba se recupera e vai para a Medal Race no Mundial de RS:X

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

09/09/2009 11h56

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, se recuperou nesta quarta-feira no Mundial da classe RS:X, que está sendo disputado em Weymouth, na Inglaterra. O local é o mesmo que vai abrigar as regatas das Olimpíadas de Londres, em 2012.

Divulgação/RS:X
Bimba começou bem no campeonato, mas um dia ruim custou lugar entre os primeiros
VEJA FOTOS DO MUNDIAL DE RS:X
SCHEIDT E GRAEL CAEM PARA 4º
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VELA NO UOL

Após velejar entre os três primeiros colocados durante a primeira metade do campeonato, na terça-feira ele foi mal em duas regatas e caiu para a 13ª posição. Nesta quarta-feira, ele voltou a velejar bem e subiu para o décimo lugar, com 74 pontos perdidos - o líder é o britânico Nick Dempsey com 23.

Na terça, Bimba teve problemas com as condições das águas inglesas, com pouco vento e muita neblina. Ele marcou dois 44º lugares nas provas do dia e só poderá descartar um deles - com isso, soma 44 pontos ao seu resultado geral. Na quarta, com condições mais favoráveis, ele conseguiu um oitavo e um sexto.

Com o desempenho do último dia das provas de classificação, ele ficou com a última vaga para a Medal Race, que reúne os dez melhores da competição, em uma espécie de final (que tem pontuação dobrada e não pode ser descartada). O brasileiro, campeão mundial em 2007, porém, não tem mais chance de ficar entre os cinco primeiros.

No feminino, Patrícia Freitas é a vice-líder da flotilha prata, que reúne as atletas que ficaram de fora do grupo ouro (das 30 melhores da competição). Nesta quarta, ela venceu as duas provas disputadas e terminou em 32º lugar no geral.