Topo

Presidente da CBV pede afastamento do cargo por problemas de saúde

Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca - Divulgação
Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca Imagem: Divulgação

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

02/02/2023 14h39

Walter Pitombo Laranjeiras, conhecido como Toroca, pediu afastamento do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por até 90 dias.

  • Ele alegou "prerrogativas estatutárias e problemas de saúde" ao solicitar a licença.
  • A decisão foi tomada na última terça (31) e comunicada ontem (1) pela entidade.
  • A função será exercida provisoriamente pelo vice-presidente, Radamés Lattari Filho

O afastamento foi solicitado no mesmo dia em que o jogador Wallace fez uma enquete no Instagram sobre "tiro em Lula". No mesmo dia, a entidade manifestou seu repúdio "a qualquer incitação a atos violentos" e encaminhou o caso para o STJD.

Toroca ocupa o cargo de presidente da CBV desde quando foi eleito, em 2014, após Ary Graça deixar o cargo para assumir a presidência da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Em 2017, ele conseguiu a reeleição pela primeira vez para mais quatro anos de mandato. Depois, em 2021, foi novamente reeleito.

Confira a nota oficial da CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol, informa que, por prerrogativa estatutária e questões de saúde, o presidente Dr. Walter Pitombo Laranjeiras, se licenciou, no dia 31/01/2023, do exercício da Presidência desta Confederação pelo prazo de até 90 (noventa) dias, nos termos do artigo 27 do Estatuto da CBV.

Sendo assim, a partir da data acima referida, o exercício da Presidência da Confederação Brasileira de Voleibol foi assumido pelo Sr. Radamés Lattari Filho, Vice-Presidente e substituto legal, na forma do artigo 45, Parágrafo único do Estatuto em vigor, que passa a responder pela entidade, interinamente, durante o período de licença.