Topo

CBV encaminha caso Wallace para o STJD e volta a repudiar episódio

Wallace, jogador de vôlei da seleção brasileira, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 - Tom Pennington/Getty Images
Wallace, jogador de vôlei da seleção brasileira, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 Imagem: Tom Pennington/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/01/2023 20h23

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) enviou hoje o caso envolvendo o jogador de vôlei para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Nesta terça-feira, o caso foi encaminhado ao STJD, órgão autônomo e independente, para que a procuradoria avalie possíveis infrações cometidas pelo atleta com base no CBJD". CBV, entidade responsável pelo vôlei nacional.

A entidade reiterou "que repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, incompatíveis com os valores de respeito e igualdade que norteiam o esporte".

Confira, na íntegra, o posicionamento da CBV:

"A CBV informa que tomou as medidas cabíveis à sua esfera de atuação em relação à postagem feita pelo atleta Wallace em suas redes sociais.

Nesta terça-feira, o caso foi encaminhado ao STJD, órgão autônomo e independente, para que a procuradoria avalie possíveis infrações cometidas pelo atleta com base no CBJD.

A CBV reitera que repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, incompatíveis com os valores de respeito e igualdade que norteiam o esporte".

O que aconteceu?

  • Wallace Souza postou uma enquete no Instagram, na noite de ontem, questionando quem daria "um tiro na cara do Lula" com uma espingarda calibre 12;
  • Ele inicialmente postou uma foto com a espingarda e abriu uma "caixinha de comentários", recurso para interagir com os seguidores;
  • Um dos seguidores perguntou: "Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?". Foi quando Wallace criou uma enquete. O jogador perguntou: "Alguém faria isso" e completou com um smile de anjo

Governo promete agir

A postagem foi criticada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. "Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu.

Sada afasta atleta

O Sada Cruzeiro anunciou o afastamento de Wallace "por tempo indeterminado" pelo episódio envolvendo Lula. Em um primeiro momento, porém, o clube apenas repudiou o episódio.

A principio, o clube disse que "lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações. As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca."

Quem é Wallace?

  • O oposto tem 36 anos e jogou pela seleção brasileira toda a década passada.
  • Ele foi prata em Londres-2012 e ouro na Rio-2016. Também ganhou três medalhas em Mundiais.
  • Wallace chegou a se aposentar da seleção após Tóquio-2020, mas voltou para disputar o Mundial do ano passado.
  • Ele fez carreira no Sada/Cruzeiro, saiu para jogar em outros clubes, e voltou em 2021.
  • Wallace é amigo de Maurício Souza, costuma curtir as postagens mais polêmicas do agora deputado federal eleito e declarou voto em Jair Bolsonaro.