Topo

Há exatos 85 anos, Atlético-MG conquistava seu primeiro título nacional, a Copa dos Campeões

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

03/02/2022 14h43

Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, o Atlético-MG celebra, neste 03 de fevereiro de 2022, 85 anos da primeira vez que o clube levantou uma taça de campeão nacional, quando venceu a Copa dos Campeões, organizada em 1937.

+ Joia do Atlético-MG, Sávio terá oportunidades em 2022, afirma Mohamed

COMMENTS

O início de temporada do Atlético-MG está sendo de rotação no elenco para que todos aprimorem a parte física e também que o novo treinador, Antonio Mohamed, conheça o elenco. Quem ainda não jogou foi a jovem promessa do Galo, Sávio, de 17 anos, mas o Turco promete dar oportunidades para ele.

+ Mohamed elogia elenco do Atlético-MG e minimiza pênalti perdido por Echaporã: 'Errar faz parte do jogo'

A Copa dos Campeões de 1937 reuniu os campeões estaduais de 1936 de quatro estaduais, mais o Distrito Federal. A primeira fase do torneio reuniu o Aliança, Campeão Campista, o Rio Branco, campeão capixaba e a Liga da Marinha. Os capixabas venceram a disputa e avançaram para a fase final do torneio, onde se encontraram com o Atlético, campeão Mineiro, o Fluminense, campeão Carioca e a Portuguesa, campeã Paulista.

Os times se enfrentaram em turno e returno. Os favoritos Atlético e Fluminense travaram a disputa pelo título. O tricolor carioca goleou o Galo na primeira partida por 6 a 0. Na volta, o Galo deu o troco e goleou por 4 a 1. O alvinegro se sagrou campeão ao vencer o Rio Branco por 5 a 1, em seu penúltimo jogo. Na época, cada vitória valia dois pontos. O Galo venceu quatro, empatou e perdeu uma vez e somou nove pontos, três a mais que Flu e Rio Branco.

Confira a campanha do Atlético:

Primeira rodada: 0x6 Fluminense-RJ
Segunda rodada: 1×1 Rio Branco-ES
Terceira rodada: 5×0 Portuguesa-SP
Quarta rodada: 4×1 Fluminense-RJ
Quinta rodada: 5×1 Rio Branco-ES*
Sexta rodada: 3×2 Portuguesa-SP

O torneio foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e serviu como passo importante para profissionalização do futebol no Brasil. O título alvinegro foi parar no hino do clube permanece até hoje no verso “Nós somos Campeões dos Campeões”.

CAMPEÃO BRASILEIRO?

Em 2010, quando a CBF optou por unificar os títulos da Taça Brasil e do Robertão como Campeonatos Brasileiros, a entidade cogitou também incluir a Copa dos Campeões de 1937. No entanto, o Atlético, por meio do então presidente Alexandre Kalil, recusou a possibilidade.

O jornal Estado de Minas do dia seguinte da vitória do Atlético sobre o Rio Branco cravava o clube como “Campeão Brasileiro”

Após o título de 2021, o Atlético cogitou solicitar a CBF a inclusão da Copa dos Campeões como título Brasileiro. No entanto, nenhum pedido formal foi realizado.