Topo

Abel Braga inicia busca pelo 'tri' do Campeonato Carioca com o Fluminense

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

27/01/2022 07h00

O Fluminense estreia pelo Campeonato Carioca, nesta quinta-feira, às 20h30, contra o Bangu, no Luso-Brasileiro, pela primeira rodada da Taça Guanabara. Além do primeiro jogo da equipe, o técnico Abel Braga fará a sua reestreia e inicia a sua jornada pela conquista do tricampeonato estadual com o Tricolor Carioca. O Esporte News Mundo acompanhe o duelo em tempo real.

EM 2005 FOI COM EMOÇÃO…

O primeiro título aconteceu em 2005. No primeiro turno da Taça Guanabara, o Flu terminou em quarto lugar no Grupo B e não se classificou para as semifinais. Porém, na Taça Rio, Abel Braga ajustou o time e ficou na liderança do grupo B, perdendo apenas para o Vasco.

Posteriormente, na fase semifinal, enfrentou o Vasco. No tempo regulamentar, os times empataram por 1 a 1, no Maracanã. Mas nos pênaltis, o Tricolor venceu por 8 a 7 em disputa complicada. Na decisão, o Flu goleou o Flamengo por 4 a 1 também no mesmo estádio.

Com a conquista da Taça Rio, o time de Abel se classificou para a decisão do Carioca e enfrentou o Volta Redonda em dois jogos muito difíceis. No primeiro jogo, o time da Cidade do Aço venceu pelo placar de 4 a 3. E na segunda partida, o Fluminense fez 3 a 1 na partida final, com um gol decisivo do zagueiro Antônio Carlos no último minuto.

+ Fluminense leva vantagem no histórico contra o Bangu

MAS EM 2012 FOI “DE BOA”

Em 2012, Abel Braga já estava no comando desde 2011 e tinha seu estilo de jogo adotado. O Fluminense se classificou com a pior campanha para as semifinais da Taça Guanabara, com apenas 13 pontos conquistados.

Na fase semifinal, o Tricolor empatou por 1 a 1 contra o Botafogo, mas venceu na disputa de pênaltis por 4 a 3. Na decisão, o Flu reencontrou o Vasco, mas não tomou conhecimento, e o Tricolor das Laranjeiras abriu 3 a 0 no placar. O Cruz-Maltino só conseguiu um gol de honra. Com o resultado, Abel conquistou o troféu do turno e a vaga na final do Estadual.

Pela Taça Rio, o treinador viu se time oscilar e não se classificou para as semifinais do returno. Como já tinha vaga na decisão, o Flu encarou o Botafogo e definiu o título no primeiro jogo com a goleada por 4 a 1 no Engenhão. Na segunda partida, o Tricolor voltou a vencer o Alvinegro por 1 a 0. Sem sustos.

Abel Braga teve sua primeira passagem pelo Fluminense em 2005. Depois, ele retornou ao clube em junho de 2011 para iniciar o trabalho que culminou com o tetracampeonato brasileiro de 2012. Após se despedir de Laranjeiras em julho de 2013, Abel voltaria ao clube cinco anos mais tarde, para comandar o Time de Guerreiros entre janeiro de 2017 e junho de 2018. Abelão é também o segundo treinador com mais jogos na história do clube, 328 jogos, atrás apenas de Zezé Moreira, com 474.