Topo

Márquez vence GP da Espanha e assume a liderança do Mundial de MotoGP

05/05/2019 13h34

Cádiz (Espanha), 5 mai (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, no circuito de Jerez de la Frontera, e se tornou o primeiro piloto a ganhar duas etapas na atual temporada, em dia marcado por confusão na largada da Moto2.

O atual campeão, que foi o terceiro do grid de largada, saltou para a ponta logo na primeira curva, ultrapassando o francês Fabio Quartararo e o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, ambos da SIC Yamaha, que completaram a fila de honra da prova.

Depois de tomar a liderança, Márquez quase não foi ameaçado e repetiu o que havia feito no GP da Argentina e conquistou a vitória. Além disso, o espanhol foi segundo colocado no Catar, na abertura da temporada, e abandonou no GP das Américas. Com isso, alcançou a marca de 70 pontos e reassumiu o primeiro lugar do campeonato.

Em Jerez, o piloto da Honda subiu no topo de um pódio totalmente espanhol, já que Álex Rins, da Suzuki, terminou em segundo, e Maverick Viñales, da Yamaha, acabou na terceira colocação. A última vez que a situação aconteceu foi no GP da Holanda, no ano passado, justamente com os três envolvidos, na mesma ordem.

Líder da temporada até o início da prova de hoje, o italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, terminou em quarto, com isso, caiu para terceiro na classificação do campeonato, atrás também de Álex Rins.

O italiano Danilo Petrucci, da Ducati, foi o quinto hoje, seguido pelo compatriota Valentino Rossi, da Yamaha. Morbidelli, depois do bom início, não conseguiu manter o rendimento e fechou a disputa em sétimo, enquanto o pole Quartararo abandonou.

Na Moto2, o dia também não foi bom para o piloto que largou em primeiro, já que o australiano Remy Gardner, da SAG Kalex, sofreu queda logo na primeira curva, levou diversos concorrentes ao chão, inclusive, o espanhol Álex Márquez, da Marc VDS Kalex, que partiu na segunda posição.

Quem se deu bem foi o italiano Lorenzo Baldassarri, da Pons Kalex, que havia conquistado apenas o décimo posto no grid de largada e conquistou a vitória, aumentando ainda mais a vantagem na liderança do campeonato.

Os espanhóis Jorge Navarro, da Speed Up, e Augusto Fernández, também da Pons Kalex, completaram o pódio.

Na Moto3, o italiano Niccolò Antonelli venceu, em prova com dobradinha da equipe SIC58 Honda, já que o japonês Tatsuki Suzuki terminou na segunda posição. O italiano Celestino Vietti, da VR46 KTM, fechou em terceiro.

O novo líder isolado da temporada é o espanhol Arón Canet, da Max KTM, que chegou em quarto e se beneficiou do abandono do compatriota Jaume Masiá, da Bester Capital Dubai KTM, com quem entrou na etapa com o mesmo número de pontos. EFE