PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Vettel vence GP da Bélgica e reduz vantagem de Hamilton para 17 pontos

26/08/2018 12h57

(Atualiza com a classificação final).

Redação Central, 26 ago (EFE).- O alemão Sebastivan Vettel, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Bélgica neste domingo, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, segundo colocado da prova e que teve sua vantagem reduzida para 17 pontos na luta pelo Mundial de Pilotos após ser ultrapassado pelo rival na primeira volta.

Com a vitória, Vettel somou no circuito de Spa-Francorchamps o 52º triunfo na categoria, ultrapassando o francês Alain Prost, o que o deixa como o terceiro maior vencedor da história da Fórmula 1, atrás apenas de Michael Schumacher (91) e de Hamilton (67).

O pódio foi completado pelo holandês Max Verstappen (Red Bull), seguido pelo finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que fez uma corrida de recuperação após largar em 17º por uma troca de motor.

Os dois pilotos da Force India, que aproveitaram a chuva do treino de classificação para largar na segunda fila, vieram na sequência, com o mexicano Sergio Pérez à frente de seu companheiro de equipe, o francês Esteban Ocon.

Os sétimo e oitavo lugares ficaram com a dupla da Haas. O francês Romain Grosjean levou a melhor sobre o dinamarquês Kevin Magnussen na batalha interna dentro da equipe e cruzou a linha de chegada primeiro que o companheiro.

Fecharam o 'top-10' o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, e o sueco Marcus Ericson, da Sauber.

A corrida teve poucas emoções além da largada, quando um grande acidente tirou cinco pilotos da prova. Nico Hülkenberg, da Renault, que partiu da última posição, perdeu o ponto de freada na primeira curva e encheu a traseira do carro do espanhol Fernando Alonso (McLaren), que quase decolou com o impacto e bateu na parte superior da Sauber pilotada pelo monegasco Charles Leclerc.

A confusão no pelotão de trás chegou até Ricciardo, que largou na oitava posição. Atingido na asa traseira, o australiano perdeu o controle do carro e bateu na roda traseira esquerda de Raikkonen, furando o pneu do finlandês da Ferrari. Os dois ainda tentaram seguir na prova indo aos boxes, mas abandonaram em poucas voltas.

Na frente, Vettel logo abriu vantagem para Hamilton e, com um carro mais rápido do que o rival, pouco foi ameaçado. Verstappen, que largou na sétima posição, aproveitou o início da prova para passar as duas Force India e definir o pódio com poucas voltas.

Os pilotos voltam à pista no próximo fim de semana, no circuito de Monza, para a disputa do Grande Prêmio da Itália.



Classificações do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1:.

.1. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 1h23min34s476.

.2. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) a 11.061.

.3. Max Verstappen (HOL/Red Bull) a 31.372.

.4. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) a 63.605.

.5. Sergio Pérez (MEX/Force India) a 71.023.

.6. Esteban Ocon (FRA/Force India) a 79.520.

.7. Romain Grosjean (FRA/Haas) a 85.953.

.8. Kevin Magnussen (DIN/Haas) a 87.639.

.9. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) a 105.892.

10. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) a 1 volta.

11. Carlos Sainz (ESP/Renault) a 1 volta.

12. Sergey Sirotkin (RUS/Williams) a 1 volta.

13. Lance Stroll (CAN/Williams) a 1 volta.

14. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso) a 1 volta.

15. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) a 1 volta.



Abandonaram Volta.

Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 29.

Kimi Räikkönen (FIn/Ferrari) 9.

Charles Leclerc (MON/Sauber) 1.

Fernando Alonso (ESP/McLaren) 1.

Nico Hulkenberg (ALE/Renault) 1.

Volta mais rápida: Bottas (1min46s286).

Esporte