Topo

James Harden supera LeBron James e leva prêmio de MVP da temporada da NBA

James Harden com o prêmio de MVP da temporada da NBA - Richard Shotwell/Invision/AP
James Harden com o prêmio de MVP da temporada da NBA Imagem: Richard Shotwell/Invision/AP

26/06/2018 03h06

 O ala-armador James Harden, do Houston Rockets, conquistou na noite de segunda-feira, na cerimônia do NBA Awards, realizada em Santa Monica (Califórnia), seu primeiro prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA, superando o astro do Cleveland Cavaliers, LeBron James.

"O Barba", de 28 anos, não conseguiu chegar nas finais da NBA, perdendo a decisão da Conferência Oeste para o campeão Golden State  Warriors, mas como esta premiação se refere unicamente para a temporada regular, seus números superaram aos de LeBron e de Anthony Davis, ala-pivô do New Orleans Pelicans.

O astro dos Rockets terminou a temporada regular 2017-2018 como maior pontuador, com média de 30,4 pontos, enquanto liderava sua equipe no recorde da franquia de 65 vitórias.

Ele se tornou no terceiro nome dos Rockets a conquistar o prêmio, depois de Moses Malone e Hakeem  Olajuwon.

"Obrigado a todos que me ajudaram a conseguir este prêmio, especialmente a todos os companheiros de equipe e uma organização que sempre se ajudou, como fez a minha família, especialmente a minha mãe", destacou Harden, após receber o prêmio de mãos do comissário da NBA, Adam Silver.

Harden foi o quarto jogador na história da NBA com média de pelo menos 30 pontos por partida e ajudou sua equipe a conquistar 65 vitórias, se juntando a Stephen Curry (Golden State  Warriors), Michael Jordan (Chicago Bulls) e Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers).

Harden superou James, de 33 anos, que viu escapar a chance de conquistar seu quinto troféu de MVP, apesar de conseguir média de 27,5 pontos e seu recorde pessoal de 9,1 assistências e 8,6 rebotes, quando jogou as 82 partidas da temporada regular pela primeira vez em sua carreira.

O terceiro nome que estava na luta pelo prêmio era Anthony Davis, que ao ficar sem ajuda do pivô titular De Marcus Cousins (lesionado no tensão de Aquiles), melhorou seu rendimento e estabeleceu média de 30,2 pontos, 11,9 rebotes, 3,2 tocos e 2,0 roubadas de bola de o final do mês de janeiro.

Outros vencedores foram australiano Ben Simmons, do Philadelphia 76ers, que ficou com o prêmio de Calouro do Ano, enquanto  Dwane Casey, agora técnico do Detroit Pistons, levou de Treinador do Ano pelo seu trabalho com o Toronto

O ala-armador  Lou Williams, do Los Angeles Clippers, ficou com o prêmio de Sexto Jogador do Ano, e Victor Oladipo, do Indiana Pacers, recebeu o prêmio de jogador que mais evoluiu durante a temporada regular em comparação com a anterior.