Topo

COI vai recorrer após CAS aceitar recursos de russos acusados de doping

Jim Young/Reuters
Imagem: Jim Young/Reuters

03/05/2018 15h13

O Comitê Olímpico Internacional (COI) recorrerá de duas decisões da Corte Arbitral do Esporte (CAS) que anularam as sanções a atletas russos que tinham sido punidos por violação das regras antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

"Estamos insatisfeitos com ambas as decisões e com os seus fundamentos jurídicos e recorreremos ao Tribunal Federal Suíço", informou o porta-voz do COI, Mark Adams, nesta quinta-feira (3), após uma reunião da cúpula da entidade na cidade suíça de Lausanne.

Em fevereiro, o CAS admitiu os recursos de 28 dos 42 atletas russos que haviam sido suspensos pelo COI por violação das regras antidoping. Na decisão, o Tribunal julgou haver "insuficiência de provas".

Os dois casos para os quais a instância de arbitragem ofereceu uma motivação fundamentada são os de Alexander Legkov (esqui cross-country), que foi reabilitado por insuficiência de provas, e Aleksandr  Zubkov (bobsled), parcialmente perdoado pelo CAS ao ficar eximido de uma sanção pelo resto da vida, embora tenha ficado fora dos Jogos de PyeongChang.

Segundo detalhou o porta-voz, o COI tem um prazo de 30 dias para recorrer a partir do recebimento dos fundamentos jurídicos, o que ainda não ocorreu.