Topo

Ouro nos Jogos do Rio, Kipchoge vence a maratona de Berlim

24/09/2017 07h32

Berlim, 24 set (EFE).- O queniano Eliud Kipchoge venceu neste domingo a maratona de Berlim com um tempo de 2h03min31s, apenas 34 segundos acima do recorde mundial do compatriota Dennis Kimmeto.

Medalha de ouro na prova nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Kipchoge já tinha anunciado que buscaria quebrar o recorde, o que também era um objetivo do também queniano Wilson Kipsang e do etíope Kenenisa Bekele, que defendia o título em Berlim.

A presença dos três melhores maratonistas do momento gerou uma expectativa de luta acirrada pela vitória, mas Kipsang e Bekele não aguentaram o ritmo imposto pelos "coelhos", ao contrário de Kipchoge, que, no entanto, teve outro adversário.

O etíope Guy Adola, estreante em maratonas, acompanhou o campeão de perto até o quilômetro 40, quando Kipchoge conseguiu arrancar um pouco para vitória. Adola, no entanto, garantiu a segunda posição da prova, com 2h03min46s.

Mosinet Geremew, também da Etíopia, ficou com o terceiro lugar, com um tempo de 2h06min09s.

Entre as mulheres, o título também foi para o Quênia. Gladys Cherono completou a prova em 2h20min23s e subiu no lugar mais alto do pódio em Berlim. A medalha de prata ficou com a etíope Ruth Aga, com um tempo de 2h20min41, que foi seguida da também queniana Valary Aiyabei, que registrou uma marca de 2h20min53s e conquistou o terceiro lugar da prova.