Topo

Para dirigente espanhol, crise política brasileira não influenciará nos Jogos

20/04/2016 15h19

Madri, 20 abr (EFE).- Presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco se diz convicto de que a crise política pela qual o Brasil atravessa e na qual a presidente Dilma Rousseff pode sofrer um impeachment não afetará os Jogos Olímpicos porque o país "põe em jogo sua imagem" no evento.

De volta a Madri após passar alguns dias no Rio de Janeiro acompanhando temas relacionados aos Jogos, o dirigente disse que viu pela televisão quando a Câmara dos Deputados votou a favor do envio ao Senado do trâmite que pode levar ao julgamento político de Dilma e acompanhou o tema de perto.

"Ninguém pode prever o que vai acontecer no mês que vem ou dentro de dois meses, mas os Jogos Olímpicos são um acontecimento tão importante e é tão grande a imagem que um país põe em jogo com a organização dos Jogos, que com eles haverá uma situação à parte. Os problemas políticos que forem, durante os Jogos, vão ser resolvidos para que a imagem do Brasil seja a que tiver que ser", afirmou.

Blanco também afirmou que, no Rio, viu "praticamente tudo pronto" para os Jogos Olímpicos e gostou das instalações que conheceu.

"Venho satisfeito. A Vila Olímpica é espetacular, tem o maior refeitório já construído na história dos Jogos", elogiou.

"As instalações são de altíssimo nível. Está praticamente tudo pronto. Sabemos que há inquietações em determinadas provas, mas em geral o balanço é positivo", acrescentou.

Em relação à segurança da delegação espanhola no Rio de Janeiro, o dirigente se disse confiante de que não haverá problemas.

"Conversamos com o responsável da segurança espanhola, e tenho certeza de que, durante os Jogos, vamos estar totalmente seguros. Nos Jogos, a segurança é um assunto que não só concerne ao país organizador, há uma conexão mundial, e todas as forças se juntam para tentar fazer com que os Jogos se desenvolvam com total normalidade", frisou.