Jafel Filho exalta papel de Dedé Pederneiras após ser desencorajado por antigo treinador

Na vida, encontramos pessoas que podem nos elevar ou colocar para baixo, e no caso de Jafel Filho não foi diferente. Após vencer sua segunda luta seguida no UFC, o 'Pastor' recordou - em entrevista exclusiva à Ag Fight (clique aqui) - um episódio no qual um antigo instrutor de jiu-jitsu tentou demovê-lo da ideia de se tornar um lutador profissional e exaltou o papel exercido por Dedé Pederneiras, seu atual treinador, que o apoia como um "segundo pai" na caminhada no MMA.

Ainda na adolescência, Jafel foi desencorajado a seguir com seu sonho de viver do esporte. Porém, com muito trabalho, persistência e fé, o 'Pastor' perseverou e alcançou um dos pontos mais altos na carreira de um lutador de MMA: fazer parte do plantel de atletas do UFC.

"Eu estava lembrando ontem que com 14 anos de idade, eu cheguei em um dos meus instrutores de jiu-jitsu na época e falei 'meu sonho é lutar MMA e, quem sabe chegar ao alto nível, sustentar minha família'. Ele falou assim: 'Esquece isso aí, você é pobre, não tem dinheiro, olha de onde você veio. Quem está lá tem que ter alguém para custear'. E eu lembrei disso ontem. Não queria provar para ele, mas para mim mesmo, que independentemente do que você queira, trabalhe, busque ou sonhe, você sempre alcança pela misericórdia do Senhor", contou Jafel.

Um dos maiores treinadores da história como mentor

Se no passado o faixa-preta teve seu sonho diminuído por uma figura que deveria incentivá-lo, hoje em dia Jafel conta com um mentor de respeito para auxiliá-lo em sua busca pelo topo da divisão dos moscas (57 kg) no UFC. O baiano é pupilo do líder da equipe Nova União, Dedé Pederneiras, que lançou diversos atletas que marcaram história no MMA, como o ex-campeão José Aldo.

"O Dedé (Pederneiras) é meu segundo pai. É um cara que acreditou na minha carreira. Ele veio para a luta do Rafael dos Anjos (no UFC 299), ele tinha que resolver reuniões no Brasil, foi para o Brasil, voltou para cá (EUA), e detalhe: não cobrou um real de passagem, não cobrou nada. Ele falou: 'Eu vou, Jafel. Eu vou porque acredito em você, eu sei que você vai se tornar campeão", concluiu.

No último sábado (16), Jafel Filho precisou de apenas um round para finalizar Ode Osbourne, no card preliminar do UFC Vegas 88, e conquistar sua segunda vitória em três lutas no octógono mais famoso do mundo. Agora, o peso-mosca de 30 anos soma 16 triunfos - 15 deles pela via rápida - e apenas três derrotas em seu cartel no MMA profissional.

Deixe seu comentário

Só para assinantes