Topo

Maratonista queniana Diana Kipyokei é suspensa por 6 anos por doping

20/12/2022 14h29

A queniana Diana Kipyokei, vencedora da Maratona de Boston em 2021, foi suspensa por seis anos por várias infrações ao regulamento antidoping, informou nesta terça-feira a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Depois do anúncio em outubro de sua suspensão provisória, a AIU decidiu pela sanção de seis anos por alteração de exames e uso de substância proibida, a triamcinolona, um corticoide que ainda era autorizado em algumas formas em 2021, antes de ser totalmente proibido em janeiro deste ano.

Kipyokei, de 28 anos, venceu em outubro de 2021 a Maratona de Boston, uma das seis "grandes" maratonas do atletismo, prova na qual foi flagrada pelo uso da triamcinolona. Depois, a atleta usou documentos falsos procedentes de um hospital para se justificar, atitude que agravou a sua punição.

Ela teve sua vitória em Boston revogada e ficará suspensa até junho de 2028.

A AIU também anunciou a suspensão por cinco anos de outra queniana, Purity Rionoripo, que testou positivo para furosemida (diurético) e também usou documentos falsos.

Rionoripo, de 29 anos, tem como principais resultados as vitórias nas maratonas de Paris (2017) e de Praga (2021).

Só em 2022, o atletismo queniano apresentou mais de 25 casos de doping. O governo do país prometeu em novembro um investimento de US$ 5 milhões por ano durante cinco anos para financiar um maior controle antidoping (testes, investigações, pessoal...).

Desde então, a World Athletics renovou sua confiança nas autoridades locais e na federação queniana, que coopera com a AIU.

rg/dam/dr/cb

© Agence France-Presse