Topo

Inglês - 2019/2020

West Bromwich se junta ao Leeds e vai disputar primeira divisão do Inglês

Jogadors do West Bromwich Albion celebram acesso para primeira divisão do Campeonato Inglês - Adam Fradgley - AMA/West Bromwich Albion FC via Getty Images
Jogadors do West Bromwich Albion celebram acesso para primeira divisão do Campeonato Inglês Imagem: Adam Fradgley - AMA/West Bromwich Albion FC via Getty Images

22/07/2020 18h31

O West Bromwich conseguiu sua tão sonhada promoção para a primeira divisão do Campeonato Inglês ao empatar em 2 a 2 hoje com o Queens Park Rangers e depois da derrota do Brentford por 2 a 1 para o Barnsley. Com isso, o West Brom vai acompanhar o Leeds na elite do futebol inglês na próxima temporada depois de dois anos na segunda divisão.

A equipe treinada pelo croata Slaven Bilic conseguiu a promoção direta, apesar de não ter vencido nenhum dos últimos quatro jogos da temporada.

Após a última rodada do Championship (segunda divisão), o Leeds comandado pelo argentino Marcelo Bielsa, que já havia garantido o campeonato e a promoção desde o final de semana passado, terminou com 93 pontos depois de disputar os 46 jogos.

O Leeds, que retornará ao Campeonato Inglês após 16 anos de ausência, colocou 10 pontos de vantagem sobre o West Brom, depois de bater o Charlton por 4 a 0, uma equipe já rebaixada para a League One (terceira divisão).

A terceira vaga para vai ficar com o vencedor do playoff da promoção, que será disputado por quatro equipes (do 3º ao 6º colocado), ou seja, Brentford, Fulham, Cardiff e Swansea.

O Swansea conseguiu uma classificação dramática graças ao saldo de gols superior ao do Nottingham Forest (+9 contra +8), depois de vencer por 4 a 1 em sua visita ao Reading. O Forest, que só precisava de um empate, perdeu em casa também por 4 a 1 para o Stoke City.

O Brentford vai enfrentar o Swansea na semifinal do playoff e o Fulham terá pela frente o Cardiff. As duas equipes galesas jogarão a primeira partida em casa.

Além de Charlton, foram rebaixados Hull City e Wigan, que apesar de terminar em 13º no campeonato, sofreram uma punição perdendo 12 pontos depois que o campeão da Copa da Inglaterra de 2013 declarou recentemente falência devido a seus problemas financeiros.