Topo

Primeira lista da seleção dos EUA para Tóquio tem LeBron, Curry e Durant

LeBron James, durante partida pela seleção dos Estados Unidos - Mike Segar/Reuters
LeBron James, durante partida pela seleção dos Estados Unidos Imagem: Mike Segar/Reuters

Os astros LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, os dois últimos lesionados, estão na lista de 44 jogadores que disputam as vagas no time olímpico de basquete dos Estados Unidos para Tóquio-2020.

Uma declaração da USA Basketball nomeou o tricampeão olímpico LeBron e o companheiro de equipe do Los Angeles Lakers Anthony Davis no grupo de jogadores, que será reduzido a uma lista de 12 atletas.

"Este é o primeiro passo na USA Basketball para identificar os 12 jogadores que vão representar os Estados Unidos como membros do time olímpico de basquete masculino em Tóquio", disse o diretor-geral da entidade, Jerry Colangelo, em um comunicado.

"Durante o restante da temporada da NBA, continuaremos monitorando todos os atletas. A seleção da lista de 12 homens dos EUA obviamente será um processo extremamente desafiador e difícil e tentaremos novamente selecionar o melhor time possível", acrescentou.

A seleção dos Estados Unidos, que buscará a quarta medalha de ouro olímpica consecutiva após as vitórias em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016, será comandada por Gregg Popovich, treinador do San Antonio Spurs.

A lista de competidores revelou que a USA Basketball mantém a porta aberta para vários jogadores se recuperarem de lesões a longo prazo.

Curry, o astro do Golden State Warriors que mal jogou nesta temporada depois de se submeter a uma cirurgia na mão esquerda, há muito tempo fala sobre sua determinação em jogar os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Steph, que espera voltar ao Warriors no próximo mês, não disputou a Olimpíada de 2016 após problemas no joelho e no tornozelo.

Companheiro de equipe de Curry nos Warriors, Klay Thompson, que não jogou toda essa temporada depois de se submeter a uma cirurgia no joelho em julho de 2019, também faz parte do grupo de 44 jogadores.

Thompson fez parte da equipe americana que ganhou ouro no Rio há quatro anos.

Enquanto isso, Durant, que ainda não disputou um jogo em seu novo time, o Brooklyn Nets, depois de assinar pelo clube em julho passado, também está na lista de 44 nomes.

Durant, que se recupera de uma ruptura no tendão de Aquiles, foi um dos destaques das seleções que conquistaram a medalha de ouro em Londres-2012 e Rio-2016.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A seleção dos Estados Unidos será dirigida nos Jogos Olímpicos pelo técnico Gregg Popovich, e não Gregg Poponich. A informação foi corrigida.