Topo

Presidente do Conselho Europeu provoca Inglaterra por Brexit na Eurocopa

27/06/2016 19h11

Paris, 27 Jun 2016 (AFP) - A população inglesa, que votou a favor da saída da União Europeia, viveu nesta segunda-feira um 'Brexit' futebolístico bastante amargo, e o presidente do Conselho Europeu, o polonês Donald Tusk, não perdeu a oportunidade de provocar os britânicos.

"Reino Unido 1 x 2 Islândia. O inverno está chegando", tuitou o dirigente, citando a frase emblemática da série "Game of Thrones", que teve o desfecho da sua sexta temporada no último domingo.

Poucos minutos depois, fez uma correção, já que, na verdade, não foi o Reino Unido como um todo, mas a Inglaterra que acabou eliminada pela Islândia.

"Não é o Reino Unido, é a Inglaterra. Sinto muito ;)", brincou o polonês, que no sábado vibrou muito com a classificação da seleção do seu país nas quartas de final.

"Esperei por isso por tanto tempo! Meu Deus, estou tão feliz", tinha postado Tusk depois da vitória nos pênaltis sobre a Suíça.

Na verdade, o Reino Unido ainda tem um representante nessa Euro, o País de Gales, que também votou em sua maioria a favor do Brexit, e enfrentará nas quartas a Bélgica, país que concentra as sedes da maioria das instituições da UE, em Bruxelas.

A zebra islandesa também provocou reação de um um dos maiores ídolos do futebol inglês, o ex-atacante Gary Lineker, que considerou a derrota "a pior da história" da seleção dos três leões.

Já Alan Shearer, ídolo da seleção inglesa na década de 90, também criticou muito o desempenho desta segunda-feira. "Inglaterra - Comoção. Patético. Inepto. Parabéns Islândia, vocês foram brilhantes".