Ayrton Senna perpetua legado com marcas e imagem 30 anos após morte

Ícone do automobilismo e ídolo nacional, Ayrton Senna segue sendo um grande símbolo de sucesso.

Imagem e legado

Mesmo passados 30 anos da morte, Senna se eternizou como símbolo e referência tanto dentro quanto fora do esporte. A imagem do piloto brasileiro é conservada também pela atuação de suas marcas, casos de Senna e Senninha, que são administradas pela Senna Brands.

A figura de Ayrton Senna aparecendo entre os esportistas mais influentes do mundo, de acordo com a Senna Brands. Até hoje, Senna possui contratos de patrocínio com ao menos cinco grandes marcas: McLaren, TAG Heuer, Puma, Ducati e
Asics.

A gestão da imagem do ídolo brasileiro contempla filmes, ativações, produtos e novidades. Uma delas é voltada ao público jovem, com a entrada no mundo dos games pelo Roblox, com o "universo" chamado Sennaland. Também estão previstos dois documentários sobre a vida do piloto, um pelo Netflix e outro no Globoplay.

O Instituto Ayrton Senna é outro legado deixado pelo piloto. A instituição é mantida pela irmã de Senna, Viviane, e tem como uma das missões priorizar a educação. Em três décadas, quase 40 milhões de crianças e jovens foram impactados com algum tipo de apoio.

Especialistas em gestão esportiva comentam expansão da marca da marca da Senna

Ayrton Senna comemora a vitória no GP do Brasil de 1991, a sua primeira no autódromo de Interlagos
Ayrton Senna comemora a vitória no GP do Brasil de 1991, a sua primeira no autódromo de Interlagos Imagem: Paul-Henri Cahier/Getty Images

Mesmo depois de 30 anos, a idolatria de Ayrton Senna segue firme e crescente. Atravessa gerações e conquista fãs que nem o viram correr e com um ótimo trabalho do Instituto Ayrton Senna, com suas ações e cuidado com a marca. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM

O legado é enorme e foi mantido pois ele uniu talento à disciplina como poucos, em uma combinação rara e inspiradora, dentro e fora do esporte. No mercado é nítido o impacto que o Senna teve na geração que tem hoje entre 40 e 70 anos. Existe praticamente um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois. Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas

Continua após a publicidade

A imagem do Senna é fruto de uma história genuína, ou seja, de um atleta extremamente talentoso, dedicado que construiu uma carreira com suor e títulos. História lastreada pela paixão e orgulho que o atleta nutria pelo seu país. Senna foi, é e sempre será uma unanimidade nacional. Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports

Deixe seu comentário

Só para assinantes