Topo

'Maracanã do surfe': Ítalo compara torcida em Saquarema com a de futebol

Surfista brasileiro Ítalo Ferreira comparou torcida do surfe em Saquarema com a de futebol - Bruno Braz / UOL
Surfista brasileiro Ítalo Ferreira comparou torcida do surfe em Saquarema com a de futebol Imagem: Bruno Braz / UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/06/2023 15h14

A World Surf League (WSL) organizou na tarde de hoje (21), no Rio de Janeiro, uma entrevista coletiva de divulgação da etapa de Saquarema do Mundial de Surfe, que acontecerá entre os dias 23 de junho a 1 de julho.

O que aconteceu

Saquarema ganhou o apelido de "Maracanã do Surfe" por conta do apoio caloroso e numeroso dos torcedores brasileiros nas etapas do circuito lá realizadas.

Campeão olímpico e mundial, Ítalo Ferreira comparou o apoio dos brasileiros nas areias da cidade da Região dos Lagos (RJ) com os das torcidas de futebol.

"Sem dúvida, a torcida brasileira é especial. Competir no Brasil é fora do normal. É realmente como se você estivesse num campo de futebol. Quando você executa a manobra, consegue ouvir a energia, o grito das pessoas na areia. Isso te motiva, te dá mais energia, te deixa com mais gana de vencer. Provavelmente, este ano a praia vai estar lotada novamente, assim como nos outros anos, mas acho que esse ano até um pouco mais. Então é isso que a gente espera, todo mundo lá apoiando os atletas brasileiros para que seja uma final brasileira", disse.

Outra brasileira presente, Tatiana Weston-Webb arrancou risadas exemplificando como o apoio dos brasileiros é incondicional, ao ponto de vibrar até mesmo nas manobras mais básicas.

"Para mim, a torcida brasileira é a melhor que existe no mundo. Me sinto muito orgulhosa de ter esse apoio. Uso isso como uma vantagem, porque toda vez que você faz meia manobra, a torcida brasileira já está gritando para todo mundo ouvir [risos]. É muito legal porque seus competidores ficam achando que você fez algo demais, e às vezes nem foi nada demais [risos]. Então, isso entra na mente deles [adversários], por isso acho muito legal [risos]", declarou a carismática surfista.

Filipe Toledo — que é o atual campeão mundial e está em segundo lugar no ranking da temporada - também esteve presente na coletiva. Ele é tricampeão em Saquarema e se sente em casa.

"Saquarema é um lugar que eu amo muito, me sinto muito confortável. Vou para Saquarema desde quando eu era criança. Vi meu pai competir, vários amigos meus também. É sempre gratificante poder voltar. O respeito que existe entre eu e os locais... Conheço todo mundo, todos me tratam muito bem. Então, é um lugar incrível que amo sempre voltar e me traz boas lembranças", disse.

Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Ítalo Ferreira em coletiva do Mundial de Surfe no Rio de Janeiro - Bruno Braz / UOL - Bruno Braz / UOL
Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Ítalo Ferreira em coletiva do Mundial de Surfe no Rio de Janeiro
Imagem: Bruno Braz / UOL