Topo

Quem são os brasileiros por trás do sucesso do Denver Nuggets na NBA

Felipe Eichenberger e Claus Souza, preparadores físicos do Denver Nuggets - Reprodução/Instagram
Felipe Eichenberger e Claus Souza, preparadores físicos do Denver Nuggets Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

07/06/2023 04h00

O Denver Nuggets chegou à final da NBA pela primeira vez na história nesta temporada. E a ascensão da franquia tem contribuição de dois brasileiros.

O que aconteceu

Os Nuggets contam com dois brasileiros no seu staff: Felipe Eichenberger e Claus Souza. Ambos trabalham no setor de preparação física da equipe.

Eichenberger está em Denver desde o início de 2011. O brasileiro é o chefe de preparação física da franquia. Souza ocupa o cargo de assistente desde 2019.

Até Nikola Jokic, astro dos Nuggets e eleito duas vezes MVP da liga, já destacou o trabalho dos profissionais. Conheça mais sobre os brasileiros que contribuem para o sucesso de um finalista da NBA.

A atuação dos brasileiros

Os dois sonharam em jogar basquete. Eichenberger, de Ribeirão Preto, tentou carreira no esporte universitário dos EUA antes de decidir trabalhar como personal trainer. Souza, nascido na capital federal, jogou no Brasília antes de se formar em educação física no Canadá.

Eichenberger chegou aos Nuggets por indicação de Chauncey Billups. O brasileiro trabalhava com o ex-armador numa academia em Las Vegas, e o atleta passou seu contato para o chefe do staff físico de Denver. Sousa foi contratado em 2019 após conhecer o outro brasileiro da franquia.

Jamal Murray com Claus Souza no training camp do Denver Nuggets. - Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images - Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images
Jamal Murray com Claus Souza no training camp do Denver Nuggets.
Imagem: Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images

Eichenberger e Souza são os principais nomes por trás do preparo físico dos atletas de Denver. O trabalho dos brasileiros consiste em contribuir para o desenvolvimento de força e condicionamento, prevenção de lesões, cuidado mental e com alimentação, como Claus detalhou em entrevista à ESPN, no ano passado.

Dois titulares do Denver Nuggets precisaram de atenção especial e vêm se destacando nesta temporada. Jamal Murray, segundo cestinha da equipe nos playoffs, passou 18 meses se recuperando de ruptura no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo. Michael Porter ficou quase um ano afastado das quadras após sua terceira cirurgia nas costas. Ambos retornaram no início desta temporada e têm atuado em alto nível.

Eles são trabalhadores incansáveis. Jamal se matou de trabalhar toda a temporada passada e na pré-temporada. Você tem que pará-lo de trabalhar. Senão, ele vai treinar três ou quatro vezes por dia. (...) É a mesma coisa com Mike. Ele treinava em casa e no CT. Pessoas que temos contato treinam com ele na sua casa" Felipe Eichenberger, em entrevista ao site da NBA

A receita do sucesso de Jokic

Nikola Jokic e Felipe Eichenberger celebram premiação de MVP para o pivô. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nikola Jokic e Felipe Eichenberger celebram premiação de MVP para o pivô.
Imagem: Reprodução/Instagram

Jokic se consolidou como uma estrela da NBA especialmente a partir da bolha durante a pandemia da covid-19. O sérvio iniciou a temporada 2019/20 pesando aproximadamente 128kg e manteve-se nesse patamar até a pausa forçada pela pandemia. Quando a liga retomou atividades, o pivô estava 10kg mais leve, elevou seus números de pontuação e ajudou a colocar Denver na final da Conferência Oeste.

A redução de peso foi planejada pela equipe de Einchenberger. Por ser um pivô de 2,11m de altura e que concentra as ações com bola, jogar 30 minutos por jogo já era exaustivo para Jokic. O sérvio precisou mudar seus hábitos alimentares e seguir dieta especial.

O novo Jokic dominou a NBA. O pivô conquistou dois prêmios consecutivos de MVP em 2020/21 e 2021/22, levando Denver aos playoffs mesmo com seus principais companheiros enfrentando problemas físicos. Agora com um time ao seu redor, o sérvio conduziu os Nuggets a uma final inédita.

Eu conheço o Felipe desde que cheguei aqui. E estou sempre trabalhando com ele. Só porque eu era um desconhecido quando cheguei aqui, me falaram 'Vai lá malhar com ele'. Estou brincando. De verdade, ele teve um grande impacto na minha vida e na minha carreira" Nikola Jokic, em março de 2023

Eu tive uma conversa acalorada com ele (em 2019). Disse 'Você vai ser o MVP'. Ele disse que não. Respondi que sim. Discutimos e ele ficou bem irritado. Ele esbravejava: 'Não é quem eu sou', e 'quero fazer os outros jogadores melhores'. Ele disse que 'MVPs têm que ser egoístas e pensar nos números, mas não penso nisso'. Eu disse: 'Não me importo com o que diz, você será MVP um dia'" Felipe Eichenberger, em entrevista ao site da NBA

O jogo 3 da final da NBA entre Denver Nuggets e Miami Heat será realizado hoje, às 21h30 (de Brasília), em Miami. A série melhor de sete está empatada por 1 a 1.