Topo

NBA: Coadjuvantes roubam a cena, Heat bate Nuggets e empata final

Duncan Robinson, do Miami Heat, durante jogo contra o Denver Nuggets na NBA -  Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports
Duncan Robinson, do Miami Heat, durante jogo contra o Denver Nuggets na NBA Imagem: Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/06/2023 23h35

Jogando fora de casa, o Miami Heat venceu o Denver Nuggets por 111 a 108 e empatou a final da NBA - que é disputada em um sistema 'melhor de 7' - em 1 a 1.

O que aconteceu

Gabe Vincent e Duncan Robinson brilharam pelo time visitante. Juntos, eles lideraram a equipe para uma virada emocionante no último quarto.

Astros também foram bem. Jimmy Butler, pelo lado do Miami Heat, e Nikola Jokic, do lado do Denver Nuggets se destacaram, com 21 e 41 pontos, respectivamente.

Esta foi a primeira derrota do Denver Nuggets em casa nos playoffs. Antes do revés diante do Miami Heat, a equipe do Colorado havia vencido nove vezes diante de sua torcida, contra Minnesota Timberwolves, Phoenix Suns e Los Angeles Lakers.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (7). Depois de dois jogos em Denver, a terceira partida será em Miami.

Como foi o jogo

Defesa funciona, Max Strus brilha com bolas de três e Miami larga na frente. No início do jogo, tudo funcionou bem para o Heat, que chegou a abrir 11 pontos de vantagem, enquanto os Nuggets lutavam para calibrar a pontaria. Antes do fim do primeiro quarto, os donos da casa já estavam de volta no jogo: 26 a 23 para os visitantes.

Jamal Murray comanda virada avassaladora. Com vários reservas dos dois times em quadra, melhor para os Nuggets, que assumiram a ponta do marcador nos primeiros minutos do segundo quarto, chegando a ter 15 pontos de dianteira. Antes do intervalo, Butler assumiu o protagonismo e cortou a diferença para seis: 57 a 51 para os Nuggets.

Jokic 'entra no jogo' para manter vantagem. Um tanto sumido até então na partida, Nikola Jokic foi o protagonista do terceiro quarto. O Heat reagiu no começo e chegou a empatar o jogo, mas o sérvio anotou 18 pontos para ajudar os Nuggets a manterem o controle e a aumentarem a vantagem: 83 a 75 para a franquia de Denver.

Heat busca virada impulsionado por coadjuvantes. Sem deixar os Nuggets se desgarrarem no placar, o Heat começou o último quarto com tudo. Duncan Robinson e Gabe Vincent comandaram a virada, que aconteceu em poucos minutos. No fim do jogo, Jimmy Butler e Bam Adebayo chamaram a responsabilidade para manter a franquia da Flórida à frente até o fim: 111 a 108 para o Miami Heat.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Nikola Jokic marcou 41 pontos na partida, e não 39. O erro foi corrigido.