Topo

Nuggets vence Heat com brilho de astros e larga na frente nas finais da NBA

Nikola Jokic, do Denver Nuggets, durante jogo contra o Miami Heat na NBA - Kyle Terada-USA TODAY Sports
Nikola Jokic, do Denver Nuggets, durante jogo contra o Miami Heat na NBA Imagem: Kyle Terada-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

01/06/2023 23h45

O Denver Nuggets confirmou o favoritismo, venceu o Miami Heat e abriu as finais da NBA com o pé direito atuando em casa. A equipe campeã da Conferência Oeste, que busca seu primeiro título da liga norte-americana, bateu o rival por 104 a 93.

Os mandantes controlaram o duelo do início ao fim e mostraram eficiência diante de uma dupla calibrada formada pelos astros Jamal Murray (26 pontos) e Nikola Jokic (27 pontos). Do lado dos visitantes, Bam Adebayo se destacou com 26 pontos.

Os times voltam a jogar no domingo (4), a partir das 21h (de Brasília), também em Denver. Quem vencer quatro jogos primeiro fica com o título da NBA.

Como foi o jogo

O duelo começou com Aaron Gordon, do Nuggets, e Adebayo, do Heat, brilhando. O ala e o pivô foram os grandes destaques do primeiro quarto e lideraram as suas equipes dentro da Ball Arena. Jammal Murray e Nikola Jokic, no entanto, foram mais eficientes do que os rivais e conseguiram dividir o protagonismo pelo lado do Nuggets, que venceu por 29 a 20.

No segundo quarto, os donos da casa contaram com inspiração de Michael Porter Jr, que calibrou a mão e marcou cinco pontos em apenas dois minutos, ajudando Denver a abrir vantagem e fechar a metade inicial do duelo com vitória parcial de 59 a 42.

Michael Porter Jr em ação pelo Denver Nuggets contra o Miami Heat - Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports - Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports
Michael Porter Jr em ação pelo Denver Nuggets contra o Miami Heat
Imagem: Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports

O Heat até esboçou uma melhora no início do 2° tempo e chegou a diminuir a desvantagem, mas acabou engolido na parte final. Bruce Brown deu às caras para o Nuggets, que acabou o terceiro quarto com um placar mais elástico ainda: 84 a 63.

Os últimos 12 minutos de partida ficaram marcados por uma reação, de fato, da franquia de Miami, que diminuiu a diferença para 10 pontos. Os donos da casa, no entanto, tiveram nova aparição de dupla Murray-Jokic, que controlou o adversário para fechar a partida em 104 a 93.