Topo

Transmissão da NFL na RedeTV! supera crise de riso e até pólipo em 1º ano

Pathy dos Reis, Napoleão Almeida, Gabriel Golim e Marcelo do Ó (sentado), membros da equipe de transmissão de NFL na RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Pathy dos Reis, Napoleão Almeida, Gabriel Golim e Marcelo do Ó (sentado), membros da equipe de transmissão de NFL na RedeTV! Imagem: Divulgação/RedeTV!

André Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/02/2023 12h00

Desde setembro, a RedeTV! vem exibindo um jogo da NFL por semana e está fazendo sucesso na TV Aberta, além de acumular momentos descontraídos, engraçados e também tensos. Ao UOL, a equipe de transmissão da emissora contou alguns apuros e cenas divertidas que viveram durante a atual temporada.

As situações vão desde crise de riso e gafe ao vivo até um problema na garganta que deixou o narrador com medo de perder seu maior instrumento de trabalho: a voz. Confira abaixo:

Já passei por alguns perrengues [risos]. Já caí e machuquei o joelho quando fui correndo ao banheiro, falei palavrão no ar e para tentar contornar escapou outro palavrão, tive crise de riso e até o mais comum de todos: uma crise de tosse. Uma vez minha garganta secou, meu olho começou a lacrimejar e me abaixei para passar pela câmera para que pudesse tossir, mas bem na hora o quadro abriu para a gente no palco de novo e eu não estava mais lá. Voltei logo em seguida explicando o que tinha acontecido, mas foi tempo suficiente para minha mãe mandar mensagem preocupada porque eu tinha 'sumido da TV do nada' (risos)", disse a comentarista Pathy dos Reis.

No Super Bowl passado, eu estava lutando contra um pólipo nas minhas cordas vocais. Estava com um problema muito sério de garganta e eu morria de medo da minha voz falhar. É como se fosse uma verruga nas cordas vocais, fiquei com isso por um ano. Não precisei operar, mas foi um susto enorme. Comandar uma transmissão de mais de três horas com meia corda vocal foi bem tenso", relatou o narrador Marcelo do Ó.

Experiência em Super Bowl e evento no Brasil

A transmissão da temporada de 2022/23 da NFL na RedeTV! alcançará o ápice com o Super Bowl 57, que será disputado no domingo (12) entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs. A emissora já exibiu a final no ano passado e fechou parceria para ser o canal oficial da liga norte-americana na TV Aberta brasileira até 2025.

A equipe da RedeTV! chega para a grande decisão deste ano com uma temporada inteira de NFL na bagagem. O cenário é bastante diferente da edição passada, quando a transmissão do Super Bowl veio de "supetão".

Depois de uma temporada inteira, de um ano mergulhado na NFL, eu me sinto muito mais tranquilo para fazer [a transmissão] do que foi no ano passado", comentou Marcelo do Ó.

Uma novidade da transmissão deste ano é a participação no NFL in Brasa, o primeiro evento oficial da liga no Brasil que acontecerá no final de semana do Super Bowl. Pela parceria firmada, a partida será exibida no espaço pela RedeTV!, que terá integrantes in loco para interagir com o público.

Vai ser coisa muito legal, vamos conseguir medir um pouco do que a gente construiu nesse primeiro ano de NFL na RedeTV!. É um evento oficial, nossa transmissão vai ser exibida ali e vamos ter contato com esse público. É uma responsabilidade a mais, mas também é uma hora de ver se estamos no caminho certo", acrescentou o narrador.

NFL na TV Aberta

A maior liga de futebol americano do planeta voltou a ser exibida em sinal aberto no Brasil depois de décadas. A ESPN, que exibe a NFL na TV Fechada há vários anos, ajudou a disseminar o esporte no país.

Marcelo do Ó atentou que a popularização da modalidade entre os brasileiros é um processo demorado, mas se mostrou otimista com o trabalho realizado até então. Ele destacou que a missão da emissora é conseguir transformar o telespectador em fã, assim como aconteceu com os integrantes da equipe.

É um legado que a RedeTV! está deixando para o futebol americano no Brasil. É um trabalho que leva muito tempo porque é um esporte completamente diferente da nossa cultura. Nossa missão é mostrar para eles, dar o beabá do que é o jogo para que ele se torne um fã, assim como aconteceu comigo, com todos nós", complementou o narrador.

O Super Bowl 57 começa às 20h30 (de Brasília), mas a transmissão na TV aberta tem início a partir das 19h. Marcelo do Ó será o narrador do jogo, acompanhado dos comentaristas Gabriel Golim e Pathy dos Santos. O também narrador Napoleão Almeida será o representante da emissora no NFL in Brasa, enquanto Danilo Lacalle e Fábio Borges são os enviados para acompanhar a final in loco.

A exibição do futebol americano na TV aberta é revolucionária. A NFL é o mais alto que uma liga esportiva pode chegar em termos de qualidade atlética, técnica, e em divulgação e marketing. Cada vez mais crianças praticam futebol americano e isso sempre começa vendo seus ídolos na TV. Para nós, apresentadores e comentaristas, é um sonho realizado. Ver o esporte que tanto amamos em uma vitrine tão grande é a realização de um objetivo de anos", corroborou o comentarista Gabriel Golim.