Topo

LeBron, Oscar e Pelé: quem são os maiores recordistas de alguns esportes

LeBron James bateu o recorde de Kareem Abdul-Jabbar de 38,387 pontos na NBA - Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images
LeBron James bateu o recorde de Kareem Abdul-Jabbar de 38,387 pontos na NBA Imagem: Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/02/2023 12h51

LeBron James, jogador do Los Angeles Lakers, fez história na noite de ontem ao se tornar o maior cestinha da história da NBA. Ele anotou 38 pontos contra o Oklahoma City, chegou aos 38.390 e superou a lenda Kareem Abdul-Jabbar, agora segundo colocado com 38.387 pontos.

E em outros esportes? Quem são os recordistas de pontos (ou gols)? O UOL cita alguns casos abaixo:

Basquete

Oscar comemora título Sul-Americano em 1983 - Fernando Santos/Folhapress - Fernando Santos/Folhapress
Imagem: Fernando Santos/Folhapress

LeBron se tornou o maior cestinha da NBA, mas o maior pontuador da história do basquete continua sendo um brasileiro: Oscar Schmidt, com 49.737, contra 47.000 do jogador dos Lakers.

Aqui, cabe uma explicação: a NBA elege o seu maior pontuador levando em conta apenas a temporada regular. LeBron chegou a 38.390 pontos, ontem à noite, sem contar os playoffs — que contabilizam mais 7.631 pontos. No total, então, o ala acumula 46.021 pontos na liga norte-americana.

Já de acordo com a Fiba, a Federação Internacional de Basquete, LeBron James soma 979 pontos jogando com a camisa dos Estados Unidos. Somando NBA com seleção norte-americana, LeBron acumula uma marca de 47.000 pontos em jogos profissionais, 2.737 a menos que Oscar.

NFL

Tom Brady ainda como quarterback do New England Patriots - REUTERS/Brian Snyder - REUTERS/Brian Snyder
Tom Brady é quem mais deu passes para touchdown na história da NFL
Imagem: REUTERS/Brian Snyder

Do basquete para o futebol americano, outro esporte bastante popular nos Estados Unidos. E, neste caso, achamos mais justo irmos com três estatísticas — e não só uma.

O maior pontuador da história é Adam Vinatieri, que atuava como kicker (chutador), com 2.673 pontos e quatro anéis do Super Bowl, sendo três com o New England Patriots e um com o Indianapolis Colts.

Já se levarmos em conta passes recebidos para touchdown, o maior recordista é Jerry Rice, com 208. Considerado um dos maiores jogadores da história da NFL, ele foi campeão do Super Bowl três vezes, todas elas pelo San Francisco 49ers.

Por fim, não poderíamos deixar Tom Brady, dono de sete títulos do Super Bowl, fora dessa lista. O recém-aposentado quarterback lidera a categoria de passes para touchdown, com 649.

MLB

Rickey Henderson, ex-jogador do Oakland Athletics - MLB via Getty Images - MLB via Getty Images
Rickey Henderson, ex-jogador do Oakland Athletics
Imagem: MLB via Getty Images

No beisebol, destaque para o astro Rickey Henderson, que jogou 17 anos pelo Oakland Athletics. Ele é, até hoje, o recordista de corridas da MLB, a Major League Baseball, com 2.295 anotadas no geral. Já se pegarmos rebatidas, a lenda Pete Rose, que atuou a maior parte da carreira pelo Cincinnati Reds, é o líder da história da MLB, com 4.256.

Futebol

Pelé, jogador do Santos, chuta a gol - Folhapress - Folhapress
Imagem: Folhapress

De pontos para gols, é claro. Cristiano Ronaldo é, desde o ano passado, o maior artilheiro da história do futebol em jogos oficiais. São 820 gols em 1150 partidas disputadas pelos atacante, segundo números da coluna do Rodolfo Rodrigues.

Você pode estar se perguntando: mas e Pelé? O Rei do Futebol ainda lidera é claro, com 1.283 gols, mas isso sem contar apenas jogos oficiais.