Topo

Fórmula 1

Acidente de Schumacher completa 9 anos; o que se sabe sobre a saúde dele?

Michael Schumacher sofreu acidente de esqui que o deixou paralisado em 2013 - REUTERS/Alessandro Bianchi
Michael Schumacher sofreu acidente de esqui que o deixou paralisado em 2013 Imagem: REUTERS/Alessandro Bianchi

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

29/12/2022 04h00

O trágico acidente de esqui do alemão Michael Schumacher completa nove anos hoje. Após todo esse tempo, ainda existem muitas dúvidas sobre a atual condição do ídolo da Fórmula 1.

A família age com total privacidade e compartilha poucas informações sobre a recuperação de Schumacher. A porta-voz dos Schumacher, Sabine Kehm, faz poucas declarações, sempre com o mínimo de detalhes e atualizações breves e positivas.

O que se sabe sobre o estado de saúde de Schumi?

  • O alemão acordou do coma quase seis meses após o acidente e voltou para sua casa em Lake Geneva, na Suíça, depois de nove meses.
  • Ele está consciente e está se recuperando de forma lenta, mas sempre evoluindo, segundo a versão oficial da família.
  • Apenas alguns familiares e amigos íntimos são autorizados a visitar Michael. Felipe Massa, por exemplo, diz que "tem noção" de como Schumacher está, mas que respeita a privacidade da família.
  • Pessoas que afirmam ter tido informações indicam que ele não consegue se comunicar. Quem revelou essa questão da comunicação, por exemplo, foi Pietro Ferrari, filho do fundador da escuderia italiana.
  • Mick Schumacher, filho do astro e agora piloto reserva da Mercedes na F1, lamenta que não possa "trocar figurinha" sobre automobilismo com o pai.
  • Um documentário produzido em 2021 e disponibilizado na Netflix, o único que possui o apoio da família, dá poucas pistas sobre a saúde de Schumi. No entanto, a produção traz uma declaração rara de Corinna, sua esposa.

Estamos tentando continuar como uma família do jeito que Michael gostava. E ainda gosta. Estamos seguindo com nossas vidas. 'Privado é privado', é o que ele sempre dizia. Michael sempre nos protegeu, e agora estamos protegendo Michael. [...] Todos sentem falta dele, mas o Michael está aqui. Diferente, mas está, e isso nos dá força, eu acho. Estamos juntos. Moramos juntos em casa. Fazemos terapia. Fazemos todo o possível para que Michael melhore e para garantir que fique confortável." Corinna Schumacher, mulher do ídolo da F1.

Como foi o acidente?

  • Aos 44 anos, Schumacher estava esquiando com o filho no dia 29 de dezembro de 2013 quando sofreu um grave acidente na estação de Meribel, nos Alpes Franceses.
  • Ele estava fora das pistas sinalizadas e bateu a cabeça em uma pedra. Seu capacete se partiu em dois com o impacto.
  • O piloto alemão precisou ser levado de helicóptero para um hospital na cidade de Grenoble, onde ficou em coma e correu risco de morte.
  • O heptacampeão mundial de F1 sofreu traumatismo craniano, edema cerebral e precisou de uma intervenção cirúrgica na cabeça.

Fórmula 1