Topo

Ibra, Salah e mais: 20 craques e seleções que não veremos na Copa do Mundo

Eleito o terceiro melhor do mundo em 2021, Mo Salah é a maior estrela que não vai à Copa do Mundo
Eleito o terceiro melhor do mundo em 2021, Mo Salah é a maior estrela que não vai à Copa do Mundo
REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 11h57

Restam apenas três vagas na Copa do Mundo deste ano, e muita gente já não tem chance de disputar o torneio mais importante do futebol, no Qatar. O UOL Esporte lista as ausências confirmadas mais importantes do Mundial.

A ausência mais surpreendente é a da Itália, atual campeã da Eurocopa, que caiu na repescagem europeia com uma escalação de dar inveja a muita seleção: Donnarumma, Verratti, Jorginho, Immobile, Insigne e cia. O país fica fora da Copa pela segunda vez seguida.

Continua depois da publicidade

Outra que caiu na repescagem das Eliminatórias Europeias foi a Suécia. Zlatan Ibrahimovic, que já foi a duas Copas mas ficou fora da última por opção, desta vez não conseguiu ajudar sua seleção. Aos 40 anos, ele talvez tenha tido sua última chance antes da aposentadoria.

Algumas seleções mais alternativas também estão fora. A Noruega de Haaland e Odegaard é uma delas, assim como a Áustria de Alaba e Sabitzer. Também estão fora da Copa do Mundo o goleiro Oblak (Eslovênia) e o atacante Dzeko (Bósnia-Herzegovina), entre vários outros.

O Egito foi eliminado por Senegal nas Eliminatórias Africanas, por isso Mohamed Salah está fora da Copa do Mundo no Qatar. Ele havia jogado a edição de 2018, apenas a terceira da história do país, mas desta vez terá que assistir de longe.

Continua depois da publicidade

Além de Salah, as Eliminatórias Africanas deixaram fora da Copa o meia Mahrez (da Argélia e do Manchester City), o volante Keita (do Liverpool e de Guiné) e os atacantes nigerianos Iheanacho (do Leicester City) e Osimhen (do Napoli).

O ciclo estrelado do Chile de Arturo Vidal, Alexis Sánchez e cia. parece chegar ao fim com a não ida para o Qatar. Assim como a Colômbia de James Rodríguez e Borja, que fica fora desta edição após ir ao mata-mata em duas Copas seguidas.

Bolívia, Paraguai e Venezuela seguem sua sina de não ir à Copa do Mundo, por isso velhos conhecidos do futebol brasileiro terão que ver o Mundial pela TV. É o caso de Marcelo Moreno; também de Balbuena, Gustavo Gómez e dos irmãos Romero; e de Otero, Savarino e Soteldo.

Muita coisa está definida, mas as Eliminatórias ainda não acabaram. O calendário está atrasado, por isso estão pendentes as partidas de repescagens internacionais e até algumas continentais. Austrália, País de Gales, Peru e outros países ainda podem engrossar esta lista de ausências.

O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo deste ano começa às 12 horas (de Brasília) desta sexta-feira (1º). O UOL Esporte acompanha a definição das chaves bolinha a bolinha.

Continua depois da publicidade