Topo

Rizek parabeniza Benja e faz coro contra defesa de partido nazista

Rizek durante o Seleção SporTV - Reprodução
Rizek durante o Seleção SporTV Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/02/2022 12h44

André Rizek foi mais uma personalidade do mundo esportivo a condenar a fala nazista e antissemita do apresentador Monark no podcast Flow. O jornalista elogiou Benjamin Back por pedir que o episódio em que participa do programa seja excluído e fez coro às suas críticas.

"Qual a próxima ideia brilhante?", disse Rizek, ironicamente. "Legalizar um partido dos estupradores? A Liga dos pedófilos? Federação dos Escravocratas? Legalizar a Ku Klux Klan? Nazismo é crime contra a humanidade", pontuou o jornalista.

Ele finalizou a publicação rebatendo a ideia defendida pelo âncora do podcast de que deveria existir no Brasil um partido nazista reconhecido pela lei. "Não tem nada a ver com liberdade de opinião. É crime! Repugnante isso aqui. Parabéns, Benjamin Back", concluiu Rizek.

No Brasil, é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação do nazismo, conforme o artigo 1º da Lei 7.716/89. Caso seja caracterizado o ato de divulgar ou comercializar materiais com ideologia nazista, a pena pode variar entre um a três anos de prisão e multa.

Benja, que é judeu, foi entrevistado pelo Flow em outubro de 2021. Na manhã de hoje (8), ele compartilhou um vídeo com a fala de Monark e expressou seu repúdio. "Se eu soubesse que vocês apoiam o nazismo, jamais teria participado desse podcast! Inclusive, gostaria que o meu episódio fosse retirado do ar, pois não compactuo com esse tipo de pensamento", afirmou.

"Triste de saber que vocês pensam assim, tolerar e apoiar o nazismo é inadmissível", concluiu Benja. O comentário de Monark foi proferido ontem (7) durante uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). "Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei. Se o cara quer ser 'antijudeu', ele tem o direito de ser", defendeu o apresentador.

Nas redes sociais, usuários começaram uma campanha em massa contra o podcast. Em diversas publicações, internautas mencionam as marcas que patrocinam o Flow e cobram por um posicionamento. A Puma foi a primeira a se pronunciar, durante o dia, outros patrocinadores também encerraram seu vínculo com o podcast. No fim da tarde, o grupo responsável pelo podcast anunciou que Monark, um de seus idealizadores, havia sido "desligado dos Estúdios Flow".

"Discordamos e repudiamos veementemente as declarações e ideias expressas durante o último Flow Podcast, transmitido nesta segunda-feira (7). Elucidamos ainda que não somos patrocinadores do podcast, tendo feito no passado somente uma ação pontual e isolada", informou a marca.