Topo

Bob Burnquist explica nome e diz que nasceu skatista: 'Me quebrava inteiro'

Nascido no Rio de Janeiro, skatista brasileiro usa "Bob" em homenagem ao avô  - Reprodução/YouTube
Nascido no Rio de Janeiro, skatista brasileiro usa "Bob" em homenagem ao avô Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 16h09

Lenda do skate mundial, o brasileiro Bob Burnquist explicou que a origem de seu nome "artístico" tem ligação direta com seu avô paterno.

Convidado do "Flow Sport Club", o maior medalhista dos X Games, que se chama Robert e nasceu no Rio de Janeiro, disse que passou a usar "Bob" justamente para fazer uma homenagem ao familiar.

"Meu pai é americano, minha mãe é brasileira de Uberaba e meu bisavô era sueco. Eles chegaram no estado de Iowa e lembro que foram de moto até a Califórnia. Tenho Silva por causa da minha mãe. Meu nome é Robert Dean Silva Burnquist", iniciou.

"O nome do meu pai é Dean Burnquist e meu vô era Charles Robert Burnquist. Meu vô usava 'Bob' porque ele competia em rodeios, provas de cavalo... Quando eu era moleque, o apelido de Robert era Bobby. Mas no Brasil, Bob é Bob, sem o Y, então ficou assim. Meu vô usava esse nome. Quis homenageá-lo e competir com esse nome", explicou o skatista ao podcast.

Começo no skate

Na entrevista, Bob revelou que o amor pelo esporte veio ainda na infância, mesmo sem ter um skate. Isso porque ele, quando criança, adorava se arriscar dentro da própria casa.

"Antes de andar de skate, já tinha mente de skatista, de maluco, porque eu me quebrava inteiro. Pulava de uma cama pra outra e quebrava o dente... minha mãe tem gesso meu de bebê até hoje. Alma de skatista", brincou ele.

O primeiro instrumento de trabalho veio no final dos anos 80, quando ele trocou uma bola de futsal pelo acessório de rodinhas.

"Com 10 anos, no boom da galera que começou a andar de skate, eu troquei uma bola de futebol de salão. Dei pro meu amigo e até acabou perdendo, era um brother meu. Aí ele me deu um skate. Fiquei enchendo o saco na sala de casa e peguei gosto. Pedi outro skate de aniversário pro meu pai de 11 anos, e aí pegou de vez", finalizou Bob ao "Flow".