Topo

Verstappen é punido por acidente com Hamilton e perde três posições no grid

Lewis Hamilton e Max Verstappen batem na 25ª volta do GP da Itália, em Monza  - Reprodução/F1TV
Lewis Hamilton e Max Verstappen batem na 25ª volta do GP da Itália, em Monza Imagem: Reprodução/F1TV

Do UOL, em São Paulo

12/09/2021 14h06

O piloto Max Verstappen, da Red Bull, foi punido pelo acidente que protagonizou com Lewis Hamilton no Grande Prêmio de Monza, deste domingo (12). Assim, o holandês perderá três posições no grid de largada do GP da Rússia, programado para o próximo dia 26 em Socchi, segundo a decisão dos comissários da FIA.

O acidente entre o líder o vice-líder do campeonato marcou o GP que foi vencido pelo australiano Daniel Ricciardo, da McLaren.

Os dois carros colidiram na volta 26, quando o britânico deixava o pit stop em direção à pista. Verstappen estava em alta velocidade, e os dois colidiram na primeira curva após a reta.

No choque, o carro de Verstappen chegou a ficar em cima da Mercedes de Hamilton, mas graças ao halo (sistema de segurança para proteger a cabeça dos esportistas), nenhum dos dois se machucou. Os dois abandonaram a prova - a bandeira amarela foi acionada pela organização da corrida para a retirada dos destroços.

Após a corrida, os rivais deram suas versões para o fato. Enquanto o britânico afirmou ter sido atingido na cabeça e lamentou a atitude do rival de não ter passado direto na chicane, o holandês disse ter sido "espremido" pelo carro da Mercedes.

Em entrevista à Band, Hamilton foi o primeiro a falar. "[O carro dele] chegou a encostar na minha cabeça e na minha nuca. Eu estava correndo para ganhar, não fizemos uma parada boa... tentei me aproximar o mais rápido possível da curva 1 e dei espaço. De repente, vi o carro dele em cima de mim. No começo da corrida, quando acabou a pista para mim, eu decidi ir reto, e ele deveria ter feito a mesma coisa", falou.

Na sequência, foi a vez de Verstappen dar a sua versão do episódio à emissora brasileira. Ele também alfinetou o adversário. "Estava tudo muito apertado na curva um, ele me espremeu e fui no limite da pista. Tentei ir por fora. Ele sabe que eu estava ali e me espremeu até um ponto em que fiquei sem espaço. Ele me jogou para a lombada e batemos. É só ver o que aconteceu em Silverstone [na ocasião, os dois novamente se tocaram e Verstappen precisou abandonar]. Eu estava guiando de maneira justa, mas chegou num ponto que ele foi me apertando."