Topo

Globo lidera na média nacional com futebol; SBT é 1º com Fla em Brasília

Jogadores do Flamengo festejam um dos gols da goleada sobre o Del Valle - Alexandre Vidal/Flamengo
Jogadores do Flamengo festejam um dos gols da goleada sobre o Del Valle Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

01/10/2020 18h16

O confronto entre SBT e Globo com jogos de futebol ontem à noite (30) ainda reverbera. A emissora carioca comemorou resultados interessantes na média nacional, em que foi líder de audiência com certa vantagem para a transmissão da Libertadores na concorrente.

Segundo dados consolidados de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, no Ibope PNT, que compreende a média das 15 principais metrópoles do Brasil, a Globo marcou com futebol 16 pontos de audiência, contra 11 do SBT com a Libertadores, e outros 11 da Record, com novelas e "A Fazenda 12". Uma diferença de cinco pontos da emissora carioca para as suas principais concorrentes e liderança folgada em todo o país.

No entanto, o SBT tem motivos para comemorar. O SBT cresceu 36% em audiência com o jogo do Flamengo, comparando com a exibição da Libertadores no mesmo horário semana passada - com o Gre-Nal e um jogo do Palmeiras para SP e Goiás.

Já a Globo perdeu 16% no mesmo período, mesmo que tenha liderado com folga apelando novamente para partidas do Corinthians no Brasileiro.

Outro ponto dito pela Globo é que, com o Flamengo na Libertadores antes da pandemia (e da rescisão contratual com a Conmebol), a emissora carioca marcou 36 pontos de audiência no Rio de Janeiro. Isto é o dobro do que foi alcançado na noite de ontem pelo SBT. No entanto, vale ressaltar que a Globo recebe em alta da novela das 21h, o principal produto da TV brasileira, além de ter uma cultura esportiva entre os telespectadores.

SBT lidera na capital do país com Flamengo

Em São Paulo, a Globo foi primeiro lugar com 21 pontos com Corinthians x Atlético Goianiense. A Record ficou em segundo com 11 e o SBT fechou com 10. Mas em Brasília, quem levou a melhor foi o canal de Silvio Santos. A capital é um reduto flamenguista e já tinha dado um primeiro lugar para o SBT na final da Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense.

Com o 4 a 0 do Flamengo contra o Indepediente Del Valle, o SBT marcou média de 16 pontos com 26% de share e 19,1 de pico. Na mesma faixa horária, a Globo ficou em segundo, com Botafogo x Bahia, atingindo 10 pontos. A Record ficou com 8, e a RedeTV! atingiu 2 pontos. A Band, com as finais da NBA, marcou 0,3 pontos.